/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/t/a/tI8nmEQIACFB2vnmUJ7w/selo-gasolina-cara-corrupcao.jpg)
É FAKE / Reprodução do G1.
Circula nas redes sociais uma mensagem que afirma que o presidente da Petrobras disse em entrevista que a gasolina está cara porque a empresa está terminando de pagar indenização de "880 bilhões" pela corrupção na empresa. É #FAKE.
A mensagem falsa pergunta se a "Gasolina está cara?" e diz que o presidente da Petrobras afirmou em entrevista a uma rádio que a empresa está pagando uma indenização no valor de "880 bilhões" para o "povo americano" por causa dos roubos que fizeram a empresa quase falir. O texto enganoso não especifica se o valor é em real ou em dólares.
A Petrobras nega que o presidente da empresa tenha feito tais declarações. "O trecho citado não corresponde às declarações feitas pelo presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, nas entrevistas ao veículo mencionado", afirma a empresa.
Felipe Perez, estrategista de downstream da América Latina na consultoria IHS Markit, explica que a alta dos preços da gasolina no Brasil se deve ao aumento da demanda pelo combustível no mundo, desvalorização do real e tarifas altas. Segundo ele, o preço da gasolina tem aumentado significativamente pelos seguintes motivos:
A Petrobras realmente pagou indenizações a investidores nos EUA, mas o valor não é de 880 bilhões, seja em reais ou dólares. E nem teve impacto significativo até o momento nos resultados da empresa.
A companhia anunciou recentemente em seu site que concluiu obrigações previstas em acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O texto menciona o valor de US$ 853,2 milhões, e não "880 bilhões", como diz a mensagem falsa. O montante real da indenização equivale a apenas 2,7% do lucro líquido da empresa em um único trimestre de 2021.
"Concluímos as obrigações previstas no acordo assinado com o DoJ, previamente comunicado ao mercado em 27/09/2018. O acordo de não acusação relacionado aos nossos controles internos, registros contábeis e demonstrações financeiras durante o período de 2003 a 2012 previa obrigações a serem cumpridas por nós. (...) Devido aos acordos coordenados entre o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) e a U.S. Securities and Exchange Comission (SEC), a Petrobras pagou US$ 853,2 milhões (10% como multa criminal para o DoJ, 10% como multa civil para a SEC e 80% para pagamentos às autoridades brasileiras), além de se comprometer com o aprimoramento de nossos controles internos por meio de um sistema de conformidade e de concordar em cooperar com as agências americanas, incluindo a prestação de informações em relatórios anuais ao DoJ. O acordo também reconheceu que, além das condutas que foram objeto do acordo, fomos vítima dos esquemas de corrupção desvendados pela Justiça brasileira", diz a nota.
No começo de 2018, a Petrobras já tinha fechado um acordo também bilionário para encerrar outra investigação. A ação acusava a empresa brasileira de enganar investidores com informações falsas, ocultando o esquema de corrupção descoberto pela Operação Lava Jato.
A Petrobras concordou em indenizar quem comprou ações dela na Bolsa de Valores de Nova York entre 2010 e 2014. São quase US$ 3 bilhões que estão sendo pagos em três parcelas. O valor corresponde a somente 10% do lucro líquido da empresa no terceiro trimestre de 2021.
FONTE: G1.