Imagem meramente ilustrativa / Reprodução do google.
Com a chegada do verão e a
virada do ano, muitos aproveitam para curtir o mês de férias nas praias.
Segundo a Agência Pernambucana de Clima e Águas (APAC), a temperatura máxima no
estado para a estação mais quente do ano gira em torno de 30º na Região
Metropolitana do Recife, no Agreste, na Zona da Mata e Sertão. Com a
temperatura e a sensação térmica elevadas, os cuidados com a exposição ao sol,
também necessários diariamente durante as outras estações, precisam ser
redobrados.
“Por vivermos em uma região
onde o clima é quente e úmido, precisamos ter alguns cuidados com a nossa pele.
Na face, é necessário limpar a pele com mais frequência devido à oleosidade em
excesso e sujeira acumulada. O ideal é usar um gel de limpeza ao invés de
sabonete normal na hora de tirar a maquiagem, o protetor solar e a oleosidade.
Importante não usar as mãos, mas sim um algodão”, explicou o dermatologista do
Hospital Jayme da Fonte, Paulo Guedes.
Com o aumento da radiação
solar durante o verão, é necessário o uso do protetor solar, que deve ser
adaptado para a pele de cada um, com no mínimo Fator de Proteção Solar 30. Para
pessoas que possuem a pele oleosa ou mista, o recomendado é um protetor com
efeito matte, que ajuda no controle da produção sebácea e a formação de
espinhas, além de não deixar a pele com brilho excessivo e sensação de sujeira.
Já a pele seca necessita de uma textura cremosa com alto poder de hidratação,
enquanto a pele sensível precisa de produtos que ofereçam uma ação calmante e
hidratante que não irritem a pele.
Segundo o Dr. Paulo Guedes, o
ideal é evitar a exposição excessiva ao sol entre 10h da manhã e às 16h da
tarde, principalmente crianças que possuem a pele mais sensível. “Recomendo que
os pais levem seus filhos para a praia até as 9 horas da manhã. O filtro solar
já pode ser utilizado a partir de 1 ano, mas o recomendado é também utilizar
uma roupa de proteção, já que à medida que criança se molha, a proteção da
loçãl vai sair”, alertou o dermatologista.
Além do protetor solar e da
limpeza frequente, existem outras medidas que podem auxiliar no cuidado da pele
no período mais quente do ano, como as roupas utilizadas. O vestuário com
tecido sintético é mais indicado para lugares com temperaturas mais frias. Para
a região Nordeste, o recomendado é o uso de roupas mais leves e feitas de
algodão, que protegem mais da luz solar do que o produto sintético. Roupas
escuras também ajudam a proteger a pele mais do que as de cores mais claras. Chapéus
e o uso de óculos escuros com proteção ultravioleta são necessários.
Outro ponto importante é a
hidratação e a alimentação. A hidratação é necessária de forma frequente
durante todo o dia, principalmente para as crianças, já que, quanto mais hidratada
a pele, maior a capacidade de resistir à exposição ao sol. Já na alimentação, é
necessário que a dieta seja equilibrada e restrita em relação ao carboidrato,
como trigo, aveia e centeio. O indicado é o uso de grãos integrais e alimentos
adequados para o clima dos pernambucanos, como a macaxeira, inhame e frutas.
Os riscos da exposição ao sol sem cuidados durante a vida vão de envelhecimento precoce até o câncer de pele. “O sol envelhece a pele muito mais do que a idade. Pessoas que sempre se protegeram da exposição solar direta aparentam uma idade menor, quando comparadas com as que não tiveram o mesmo cuidado durante a vida. Em relação ao câncer de pele, quanto maior a exposição em uma pessoa que geneticamente já tenha uma pré-disposição, maior a hipótese de ser atingida pela doença”, finalizou o dermatologista do Hospital Jayme da Fonte, Paulo Guedes.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.