
Janeiro é tempo de férias, e essa época costuma bagunçar um pouco a rotina, principalmente a da alimentação. É comum que as pessoas acordem mais tarde e percam o horário das refeições, pulando uma ou outra, ou mesmo que comam na rua, em restaurantes, barraquinhas e ambulantes. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados.
A clínica geral e geriatra do Hospital Jayme da Fonte Andréa Figuerêdo explica que pular uma refeição não é um problema, desde que isso não ocorra com frequência. "Para jovens sem comorbidades, pular o café da manhã e já partir para o almoço não causa grandes prejuízos. O máximo que pode acontecer é sentir um mal-estar e uma dor de cabeça, mas que são resolvidas com facilidade", conta.
Mas a médica explica que
pessoas com comorbidades, como diabetes, e os mais idosos devem evitar pular as
refeições. "O corpo dessas pessoas é habituado com uma rotina e qualquer
alteração pode impactar no funcionamento do organismo, influenciando nas taxas.
Nesses casos, é ideal cumprir todas as refeições", frisou Andréa.
Comendo na rua
Com viagens e passeios durante a temporada de descanso, muitas pessoas também
fazem grande parte das refeições nas ruas. Seja em restaurantes ou em
barraquinhas, a higiene deve ser sempre um ponto a ser observado.
"É muito importante que as pessoas tomem cuidado com a limpeza do
local e de quem prepara e serve a comida. Se for em um restaurante, é ideal
escolher um de confiança. Já se for em uma barraquinha, é preferível evitar
aquelas que estão próximas a esgoto ou lixos", indica Figuerêdo. Um outro
detalhe, é a limpeza das unhas de quem prepara, além da utilização de luvas e
toucas.
Mas não basta escolher apenas o local. Os alimentos também devem ser observados atentamente. "No verão, os alimentos devem receber um armazenamento diferente. Por ser mais quente, as comidas costumam estragar mais rápido", explica a clínica geral.
Para minimizar as chances de
sofrer com alguma intoxicação alimentar, o ideal é que as pessoas evitem
comidas com molho, como maioneses, e frituras.
Caso ocorra algum problema intestinal, a médica indica repouso, hidratação e o
consumo de refeições mais leves. "Normalmente os sintomas são dor de
barriga, diarreia, mal-estar e vômitos. Eles costumam passar no mesmo dia, sem
que haja a necessidade de medicações fortes", complementa a médica. No
entanto, se os sintomas persistirem, o paciente deve buscar um atendimento de
emergência.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.