
O
ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, nesta segunda-feira (3),
que as vacinas contra a Covid-19 para aplicação em crianças de 5 a 11
anos começarão a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro.
Após
o recebimento por parte do Ministério da Saúde, os imunizantes serão
distribuídos ao Estados, responsáveis pelo repasse a cada um de seus
municípios - como já ocorre desde o início da campanha de vacinação.
Ainda não há, no entanto, um cronograma definido para o início da
vacinação propriamente dita na faixa etária.
"Na segunda
quinzena de janeiro, as vacinas [para crianças] começam a chegar e serão
distribuídas", informou Queiroga a jornalistas após um evento do
Ministério da Saúde.
O imunizante usado será o fabricado pela
Pfizer, único aprovado até agora pela Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa) para a ministração em crianças.
Queiroga disse
ainda que o Brasil será um dos primeiros a distribuir vacinas para
crianças. No entanto, outros países já vacinam o grupo desde ano
passado, como é o caso de Estados Unidos, Israel, Alemanha, Portugal e
da vizinha Argentina.
"Em relação a essa questão das crianças, ao
contrário da narrativa, que é dissolvida pelos fatos, nós vamos ser um
dos primeiros países a distribuir vacinas para as crianças", afirmou o
ministro.
Após a aprovação da Anvisa, o Ministério da Saúde
iniciou uma consulta pública sobre a vacinação pediátrica, encerrada no
domingo (2). Queiroga disse que o procedimento não era "um plebiscito"
ou "um referendo".
"É uma consulta pública, seguida de uma
audiência pública onde os especialistas das diversas correntes vão poder
discutir para a sociedade tomar conhecimento. O objetivo disso, qual é?
Oferecer aos pais as informações necessárias para que eles possam tomar
as melhores decisões para os seus filhos", disse Queiroga - o Governo
Federal quer que a vacinação seja previamente autorizada por prescrição
médica.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR