/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/5/g/CSW0O1QFWODQiP06QQJg/hospital-recife-andreregobarros.jpg)
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução do G1.
O número de solicitações ativas de leitos de UTI e de enfermaria para pacientes com problemas respiratórios cresceu 858%, em duas semanas, em Pernambuco.
Segundo dados de painel com informações públicas
elaborado pelo governo, a quantidade de pedidos saiu de 43 para 412, na
comparação entre a terça (4) e o dia 21 de dezembro.
Pernambuco vive uma epidemia de gripe dentro da pandemia
de Covid-19, que chega ao terceiro ano em 2022. Com a transmissão comunitária
da Influenza A H3N2, o estado também teve um aumento de ocupação de leitos de
UTI.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com dados da terça, do total de pedidos de leitos feitos no quarto dia de 2022, foram 188 para UTIs e outros 224 para enfermarias.
Médicos explicam que a solicitação ativa mostra que o
paciente pediu uma vaga na rede de saúde, mas não tinha sido contemplado até o
momento do registro.
A última vez em que o estado teve um número de pedidos por internação tão expressivo foi em 27 de maio de 2021, quando houve 411 solicitações simultâneas para a Central de Regulação de Leitos de Pernambuco.
FONTE: G1