
O
aumento do número de casos de Covid-19 e de gripe virou um grande
problema para as companhias aéreas e já afeta mais de 150 voos. Muitos
tripulantes estão sendo afastados devido a sintomas das doenças, o que
está afetando os voos, tanto os nacionais como os internacionais. A
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está monitorando casos de
doenças respiratórias em tripulações das companhias aéreas.
Na
manhã desta segunda-feira, o aeroporto internacional de São Paulo, em
Guarulhos, na Grande São Paulo, registrava ao menos cinco voos nacionais
e um internacional, com destino a Buenos Aires, cancelados. O mesmo
problema ocorria no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital. No
local, 19 voos da Latam que estavam previstos serão remarcados.
Só
nesta segunda-feira, são 52 voos cancelados da Latam nos aeroportos de
São Paulo, sendo 19 internacionais. No sábado, a companhia tinha
anunciado o cancelamento de 47 voos domésticos e internacionais
previstos até 16 de janeiro. Ao todo, desde o último sábado até o dia 16
de janeiro, serão 121 voos cancelados.
Em nota, a companhia
pediu para que os passageiros verifiquem o status do voo antes de se
dirigir ao aeroporto. Os clientes que tiveram o voo alterado poderão
remarcar a viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o
reembolso da passagem sem multa, informou a Latam, que lamentou a
situação.
A Azul registrou um aumento de mais de 400% no
afastamento de funcionários na última semana. A Gol também confirmou que
teve um aumento no número de funcionários afetados por estes novos
surtos de Covid e de gripe.
No caso da Azul, no sábado, o
Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), cancelou 29 voos
da empresa. O motivo teria sido justamente o afastamento de tripulantes
da companhia aéra, que apresentaram sintomas de infecção por
coronavírus e influenza. De quinta até sábado, pelo menos 89 viagens não
ocorreram. Nesta segunda-feira, 30 voos da companhia tinham sido
afetados.
Em nota divulgada no fim de semana, a Azul acrescentou
que mais de 90% das operações estão funcionando normalmente e que os
clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados
em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência
necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac.
Já a Gol
informou que "houve nos últimos dias um aumento dos casos positivos
entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração
significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado
positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa
com segurança".
A empresa ressaltou que em relação aos
passageiros que testam positivo antes do embarque estão sendo oferecidas
três opções: cancelamento com o reembolso do valor total; cancelamento,
mas com o valor total deixado como crédito para futuras compras; ou
remarcação sem custos adicionais.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR