
Na última quinta-feira (24), governo federal protocolou uma ação no STF contra o estado de Pernambuco para reaver a Ilha. O caso foi distribuído ao ministro Ricardo Lewandoeski, que será o relator.
Na argumentação do Governo do Estado, a Constituição Federal de 1988 é utilizada, onde consta que Fernando de Noronha, por ter sido reincorporada a Pernambuco, é uma exceção às ilhas oceânicas do país, que são de propriedade da União. A intenção da argumentação levantada é demonstrar a inconstitucionalidade do pleito da Advocacia-Geral da União (AGU).
O documento, com oito páginas, detalha as questões acerca da divisão das responsabilidades sobre as ilhas oceânicas, além a exceção acerca de Fernando de Noronha, e servirá de base para a audiência solicitada pelo governador Paulo Câmara ao ministro Ricardo Lewandowski.
Ações em Noronha
Em nota enviada à imprensa, o Governo de Pernambuco reforça que "tem trabalhado intensamente na infraestrutura da ilha, promovendo a melhoria de vida de seus moradores e a preservação do meio-ambiente".
Segundo a gestão, já são mais de R$ 50 milhões investidos em Fernando de Noronha nos últimos anos.
Confira as ações destacadas pelo Governo de Pernambuco:
- Instalação de quatro usinas
solares. Duas já em operação e duas em obras;
- Instalação de Ecoposto com
energia produzida por placas fotovoltaicas, com capacidade para a recarga de
até seis carros elétricos ao mesmo tempo;
- Entrega de 26 casas
populares e concessão de 315 lotes, diminuindo o déficit habitacional da
ilha;
- Melhoria do acesso em onze
estradas vicinais;
- Instalação de 370 lâmpadas
de LED ao longo dos 7,5 quilômetros da BR-363, que corta toda a ilha;
- Sinalização e balizamento
noturno do aeroporto e dos morros do entorno;
- Novo dessalinizador, com
capacidade cinco vezes maior de produção de água potável, acabando com o
rodízio no abastecimento da ilha;
- Requalificação do Porto de
Santo Antônio;
- Reforma do Posto de Saúde da
Família, requalificação do Hospital São Lucas e instalação de banco de
sangue;
- Inclusão de Noronha no
Programa Mãe Coruja, com assistência às gestantes da ilha;
- Requalificação e ampliação
da creche, instalação de duas bibliotecas, parque infantil e campo de futebol
society;
- Programa Plástico Zero, que
livrou a ilha das embalagens plásticas e diminuiu consideravelmente a
contaminação do meio-ambiente;
- Programa Carbono Zero, com a
introdução de veículos elétricos na ilha e a meta de eliminar a circulação de
carros a combustão em Noronha até 2030;
- Instalação do Laboratório de Economia Circular, que incentiva a reciclagem e gera renda para a população com o reaproveitamento de latas de alumínio.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.