Publicada em 16/11/2022 às 10h56.
Morre ex-jogadora Isabel Salgado, ícone do vôlei na década de 1980
Ex-jogadora havia sido nomeada para gabinete de transição de Lula.


Isabel Salgado / Reprodução do google.


Isabel Salgado, ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, morreu nesta quarta-feira (16), aos 62 anos de idade, em São Paulo. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista. A causa da morte não foi divulgada.


Isabel foi uma das principais jogadoras de vôlei de quadra da seleção brasileira da década de 1980, disputou dois Jogos Olímpicos e foi dona de seis medalhas em Mundiais.


Ela também havia sido anunciada nessa semana como um dos nomes para compor o grupo de esportes da equipe de transição do governo Lula. Junto com ela foram nomeados a ex-jogadora de vôlei Ana Mozer e o ex-jogador de futebol Raí.


Maria Isabel Barro Salgado Alencar nasceu no Rio de Janeiro em 2 de agosto de 1960. Começou a jogar vôlei de quadra no Flamengo. Depois chegou a seleção brasileira. Participou das olimpíadas de 1980, em Moscou, na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), e na de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América (EUA). Também jogou vôlei de areia.


Isabel deixou cinco filhos: Maria Clara (ex-jogadora de vôlei de praia), Carol Solberg e Pedro Solberg (jogadores de vôlei de praia), Pilar Salgado e Alisson


Repercussão


Personalidades do esporte e da política lamentaram a morte de Isabel e homenagearam a ex-atleta nas redes sociais. Entre elas, o presidente eleito Lula, que afirmou: "Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino."


"Uma mulher à frente do seu tempo", disse a ex-jogadora de vôlei em entrevista ao Programa Encontro, da TV Globo. "A Isabel merece ser lembrada por todas as coisas bacanas que ela fez. Me considero uma pessoa muito privilegiada de ter convivido com Isabel. Foi uma das minhas primeiras ídolas e ícones desse esporte".


FONTE: G1.



Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI