
Governador, Paulo Câmara / Reprodução: Diário de Pernambuco.
O combate ao câncer de colo de útero ganhou reforço em
Pernambuco e recebeu um aporte de R$ 4,2 milhões, autorizado pelo governador
Paulo Câmara, nesta terça-feira (13.12). A iniciativa permitirá a continuidade
do “Útero é Vida”, por meio da validação do exame de identificação do vírus
HPV. Além disso, vai proporcionar a ampliação do programa, garantindo a
realização da testagem, nos próximos dois anos, em 80 mil mulheres. Dessas,
serão 60 mil beneficiadas no Recife e 20 mil em oito municípios da Mata Sul de
Pernambuco (Amaraji, Barreiros, Cortês, Lagoa dos Gatos, Primavera, Ribeirão,
São Benedito do Sul e Tamandaré). O Estado contabiliza, todo dia, pelo menos
uma morte por conta dessa doença altamente prevenível.
“Saúde Pública se faz além dos investimentos nas unidades
e hospitais. Precisamos estar atentos às políticas sociais, principalmente,
aquelas que dizem respeito à prevenção. Essa é uma ação estruturadora, que
agora vamos dar uma prioridade maior, promovendo ainda mais a saúde da mulher
pernambucana. Será determinante para o futuro e para salvar vidas”, declarou
Paulo Câmara. O programa tem como objetivo a reorganização da linha de cuidado
deste tipo de câncer no Estado, definida por meio da Carta Acordo, constituída
pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em
parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e a Secretaria
Estadual de Saúde (SES).
“Desde 2019, trabalhamos com a possibilidade de iniciar a
prevenção não pela citologia, como é feito hoje, mas pelo teste do HPV. Esse
teste comercialmente falando é muito caro, então, foi iniciado um estudo com um
teste que tivesse custo aceitável para o SUS. Além dessa validação, estamos
também fazendo toda a evolução da linha de cuidado, para oferecer um serviço
ideal de acompanhamento em caso de resultado positivo”, esclareceu a médica
Letícia Katz, coordenadora técnica do programa.
"Nos últimos quatro anos, já foram investidos R$ 18
milhões nesse combate. A continuidade dele possibilita, num futuro próximo,
diminuir as desigualdades no acesso aos serviços e políticas de Saúde,
reduzindo também o número de óbitos pela doença em nosso Estado", destacou
o secretário de Saúde, André Longo.
Além da Cooperação Técnica com a OPAS, o "Útero é
Vida" conta com a participação de instituições de outros países, como a
Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), e nacionais, como a Fiocruz
– Ceará/ FIOTEC, o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), o IMIP, o
Hospital de Câncer de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco, o
Hospital de Amor de Barretos (SP) e o Instituto do Câncer do Estado de São
Paulo.
Estiveram presentes no Palácio do Campo das Princesas o diretor-geral da OPAS, Jarbas Barbosa; a representante da OPAS no Brasil, Socorro Gross; o coordenador do Termo de Cooperação OPAS/SES-PE, Mozart Sales; a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; o secretário executivo de Saúde da SES, Humberto Antunes; o vice-diretor de pesquisa da Fiocruz, Manoel Lima e a superintendente geral do IMIP, Teresa Campos.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.