Publicada em 28/06/2016 às 14h11.
Transexual feminino terá hormônio de graça em Pernambuco
Pessoas que fizeram cirurgia de mudança de sexo serão beneficiadas pelo novo programa do Governo Estadual.

Pernambuco deve começar a distribuir, ain­da este ano, hormônios de graça para transgenitalizados femininos, processo popularmente conhecido como cirurgia de mudança de sexo. A medida vai beneficiar as 35 pessoas previstas para passar pela operação até o final deste ano e que precisam da hormonioterapia.


Até 2017, serão cerca de 50 mulheres trans beneficiadas. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deve concluir o protocolo que definirá o fluxo de entrega das drogas em agosto. Inicialmente, serão ofertadas as medicações valerato de estradiol e acetato de ciproterona. Os planos são de, a partir de 2019, ampliar a distribuição para os transexuais masculinos. A novidade faz parte das comemorações do Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado hoje.

“Foi autorizada pelo secretário de Saúde a entrega das medicações através da assistência farmacêutica do Estado. Depois que elas fazem a cirurgia, o Hospital das Clínicas (HC) as acompanha por um ano. Depois, as transgenitalizadas seguem para a assistência do município e do Estado”, comentou o coordenador de Saúde Integral da População LGBT da SES, Jair Brandão. Ele destacou que é preciso manter a terapia hormonal para a transexualização mesmo após cirurgia.


Hoje, apenas o HC está habilitado em todo o Nordeste para a realização da resignação, como é chamada a operação. Retomadas no ano passado, as cirurgias no HC já atenderam aproximadamente 15 pessoas. A coordenadora do espaço, Suzana Livadias, elogiou a iniciativa do Estado.

Teste

Hoje será lançada a campanha “Fazer o teste para o HIV é um direito de todas as pessoas”, iniciativa da ONG AIDS Healthcare Foundation (AHF),  da SES, Gestos, Amotrans, Natrape e Ibrat. “Embora seja uma campanha voltada para o HIV, ela chama a atenção para todas as questões que permeiam a inclusão social da população de transexuais. Esperamos que a campanha tenha muita visibilidade no interior, onde essas questões ficam muito escondidas”, disse a diretora da AHF Brasil, Cristina Raposo. Apesar de não existirem dados específicos em Pernambuco sobre aids na população de travestis e transexuais, a SES recebeu notificações de contaminação de 1.390 homens e de 50 mulheres, maiores de 13 anos de idade, totalizando 1.440 casos relativos ao público homossexual e bissexual.

 

 

Folha PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (1)



Login pelo facebook
Postar
 
  • lucasJul 2016
    Vcs podem me ajudar com homonios, o meu sonho ser uma mulher e eu nao tenho dinheiro
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI