Publicada em 04/08/2016 às 10h06.
Sistema de iluminação de emergência é importante; fique atento
A iluminação de emergência, por exemplo, é um dos itens exigidos pelo corpo de bombeiros ao fazer vistorias para conceder alvarás de segurança.

Equipamentos de segurança são objetos que esperamos nunca usar, mas que precisam estar disponíveis por perto nem que seja apenas por precaução. A iluminação de emergência, por exemplo, é um dos itens exigidos pelo corpo de bombeiros ao fazer vistorias para conceder alvarás de segurança.


Acontece que, mais do que uma simples burocracia, a presença desse equipamento pode evitar que um pequeno contratempo, como uma queda de energia, por exemplo, torne-se um acidente mais grave. Em casos de incêndio, manter os ambientes iluminados e bem sinalizados, com o auxílio de placas luminosas, evita pânico e auxilia as pessoas a deslocarem-se para locais seguros.


E não são apenas shoppings, prédios ou centros de circulação de muitas pessoas que precisam de um eficiente sistema de iluminação de emergência. Normalmente, esses locais dependem de geradores de energia que não deixarão as pessoas na mão caso o incêndio coloque em risco a rede elétrica.


Em casa, porém, não é todo mundo que tem um gerador, mas ainda assim um sistema de iluminação de emergência se faz necessário. O recomendado, nesses casos, é instalar uma iluminação de emergência autônoma, em que a luminária possui bateria interna e só precisa estar ligada a uma tomada para funcionar. Caso haja uma queda de energia, a bateria entra em ação.


No momento de escolher a iluminação de emergência para a sua casa, apartamento ou condomínio, uma marca que oferece boas soluções é a Engesul, do grupo Intelbras. As luminárias da empresa não só se preocupam com sua eficácia como também com sua estérica: os itens possuem material anti-UV, que não ganham aquele aspecto amarelado com o tempo.


Ao observar o tipo de lâmpadas para iluminação de emergência, a tecnologia recomendada é a de LED. Isso porque, além de mais econômicas, elas emitem menos calor, possuem maior durabilidade e capacidade de iluminação. A qualidade das baterias também é um item importante. Por isso, as luminárias da Intelbras possuem baterias de ion-lítio, com alta durabilidade e que dispensam a realização de manutenção preventiva.


A intensidade do brilho das luminárias também faz diferença. Lâmpadas de 100 lumens são as mais comuns, pois são eficientes em ambientes de até 30 metros quadrados e normalmente são portáteis. Esse tipo de luminária é ideal para locais como corredores, escadas, apartamentos, residências, pousadas, casas de praia, campings e pescaria.


A partir de 200 lumens, as luminárias da Intelbras possuem faróis direcionáveis, que permitem o direcionamento da luminosidade de acordo com a necessidade do local. Essas iluminam ambientes com até 80 metros quadrados, como escritórios e lojas. Portanto, quanto maior o número de lumens, maior o espaço iluminado pelo sistema.


É preciso ter muito cuidado, tanto no momento da aquisição quanto no momento de instalar a iluminação de emergência. Apesar de ser um item pouco usado, e que nem sempre é lembrado em situações de obras ou construções, ele pode fazer toda a diferença e ser decisivo para salvar vidas.

 

 

Olhar Digital

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI