Publicada em 19/02/2017 às 11h09.
Iraque lança ofensiva para retomar oeste de Mossul do Estado Islâmico
É a terceira fase da operação que visa libertar cidade, último reduto terrorista. Estação de eletricidade já foi recuperada na ação deste domingo (19)

 

 (Imagem: Khalid al Mousily/Reuters)

 

 

As Forças de Segurança iraquianas começaram neste domingo (19) o ataque terrestre aos bairros ocidentais da cidade de Mossul, último grande reduto do grupo extremista Estado Islâmico no Iraque.
 
Estação recuperada

 

O primeiro-ministro iraquiano e chefe das Forças Armadas, Haider al Abadi, anunciou o começo da terceira fase da Batalha de Mossul para libertar a cidade dos terroristas, cujos bairros orientais, foram libertados em janeiro passado.

 

"Anunciamos o começo de uma nova página das operações 'Chegamos Ninawa' para libertar a parte oeste da cidade de Mossul das mãos dos bandos, para que nossas forças libertem os cidadãos do terrorismo, porque nosso objetivo é liberar o homem e depois a terra", disse Abadi na televisão oficial.

 

Em seu discurso, o primeiro-ministro insistiu também na "necessidade de proteger os cidadãos das zonas liberadas", que nas últimas semanas se queixaram da falta de serviços e da proliferação de roubos em casas abandonadas e comércios.

 

Além disso, insistiu que todas as instituições do Estado estão tombadas em "ajudar os deslocados e em abastecer de serviços as zonas liberadas"

 

As agências humanitárias estão preparando ajuda e espaço para entre 250 mil e 400 mil civis que calculam que poderiam fugir da cidade por causa dos combates.


Segundo a ONU, entre 750 mil e 800 mil civis vivem nos distritos ocidentais da cidade controlados pelos jihadistas.

 

"Não sabemos o que vai acontecer durante a campanha militar, mas devemos estar preparados para todos os cenários possíveis. Dezenas de milhares de pessoas poderiam sair ou ser forçados a sair da cidade e centenas de milhares poderiam ficar presas durante semanas ou meses", disse ontem a coordenadora humanitária das Nações Unidas no Iraque, Lise Grande, em um comunicado.

 

Há vários dias, as forças iraquianas insistiram na proximidade do começo da terceira fase da Batalha de Mossul, depois que o Exército conseguiu em janeiro passado expulsar o EI dos bairros do leste da cidade, dividida em dois pelo rio Tigre.


As forças da Polícia Iraquiana recuperaram uma estação de eletricidade no sudoeste da cidade de Mossul. O comandante da Polícia Federal, Raid Shaker Yaudat, disse à Agência Efe que suas forças conseguiram tomar o controle da usina de Al Lazaka, próxima ao rio Tigre.

 

Yaudat também afirmou que os drones da Polícia estão registrando as posições do EI para destruí-las, dentro dos primeiros passos da nova ofensiva contra os jihadistas.

 

O comandante das operações de libertação da província de Ninawa, Nayem Abdallah al Jabouri, disse à Efe que a artilharia da Polícia Federal e da Nona Brigada de Blindados começaram esta manhã a atacar com artilharia o quartel de Al Gazalani, que é uma sede militar do grupo jihadista.

 

O comandante destacou que os aviões de guerra da força aérea iraquiana e da coalizão internacional bombardeiam posições dos terroristas, cobrindo assim as tropas terrestres.

 

 

FONTE: G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI