Publicada em 21/03/2017 às 10h08.
Copa do Nordeste: os caminhos dos pernambucanos para as vagas na fase final
Rodada decisiva apontará classificados para próxima etapa do Nordestão. Detalhamos a situação dos clubes do Recife.

O Náutico vai precisar da habilidade de Erick e algo mais para conseguir passar de fase

O Náutico vai precisar da habilidade de Erick e algo mais para conseguir passar de fase

Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

 

Ao todo, nove partidas acontecerão de forma simultânea na última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Às 21h45 de amanhã, 18 equipes entrarão em campo para definirem seus futuros na competição - apenas ABC e CSA atuarão às 19h. Delas, 11 ainda têm chances de classificação, com graus diversos de dificuldade para chegar ao mata-mata do regional. E os pernambucanos Sport, Santa Cruz e Náutico entram neste bolo, com expectativas de seguirem adiante na busca pelo título. Algo certo, no entanto, é que no máximo apenas dois rivais conseguirão a classificação. 

O Leão, um dos três invictos da competição, tem a situação mais confortável entre os rivais de Estado. Dividindo o mesmo grupo, apenas uma equipe sobreviverá entre Santa Cruz e Náutico. Os Corais precisam de apenas um empate contra o Campinense, enquanto o Timbu necessita de uma combinação de resultados, além de ótimo saldo de gols diante do Uniclinic/CE. Confira, de forma detalhada, o que fará seu time seguir adiante na Copa do Nordeste: 

SANTA CRUZ
O Santa Cruz ocupa, atualmente, a vice-liderança do Grupo A da Copa do Nordeste. Caso a primeira fase da competição terminasse hoje, a equipe estaria classificada para o mata-mata como um dos três melhores segundos colocados. Entre os adversários que ocupam a mesma posição, em seus respectivos grupos, os corais são os melhores classificados. Além disso, o fato de muitos confrontos diretos estarem agendados para amanhã, um empate diante do Campinense, no estádio do Arruda, tranquilizará o time com relação ao seu futuro na competição.

Este cenário se mostra favorável ao Santa Cruz por conta do saldo de gols acumulado durante a competição. Os tricolores marcaram oito tentos e sofreram apenas dois, tendo um saldo de seis. Nenhum outro adversário, entre os vice-colocados de cada grupo, tem saldo superior ao dos Corais. Outro fato que conforta o time de Vinícius Eutrópio é que dois líderes têm os mesmos 10 pontos que os pernambucanos atualmente, com saldo de gols inferior. 

Caso uma derrota tricolor aconteça no Arruda, o Santa Cruz conseguirá a classificação torcendo para que saia um vencedor no confronto entre Vitória/BA e Sergipe, no Grupo E, o Fortaleza não vença o Bahia, pelo Grupo B, por uma diferença de cinco gols, o CRB não ganhe do Itabaiana/SE, pelo Grupo D, e o River perca para o Joazeirense/BA, pelo Grupo C. Se dois desses quatro resultados não acontecerem, os corais estarão garantidos na fase mata-mata. Outro cenário desfavorável em caso de derrota, seria uma vitória do Náutico por quatro gols sobre o Uniclinic/CE. 

SPORT

Em situação bem mais confortável do que os seus rivais, o Sport faz uma campanha praticamente irretovácel neste Nordestão. Um dos três invictos da competição, ao lado de Campinense e Bahia, o Leão tem quatro vitórias e um empate, tendo ainda o melhor ataque do torneio, com 11 gols marcados nestes cinco compromissos. Classificados antecipadamente, os rubro-negros só perdem o primeiro lugar no grupo com uma combinação improvável. 

O primeiro passo para isso é o time perder para o Sampaio Corrêa, no Maranhão, e o River/PI vencer o Juazeirense/BA, fora de casa. Em seguida, os piauienses ainda precisam tirar uma diferença de cinco tentos no quesito saldo de gols (8x3).

Sonhando mais alto, o treinador Daniel Paulista não quer apenas mais o primeiro lugar da chave, mas sim da classificação geral, para assim ter o direito de ir decidindo o mata-mata em casa até o final da competição. Para isso acontecer, sem precisar de outros resultados, é preciso vencer o Sampaio. Com 13 pontos, o Leão lidera no geral, tendo Campinense (Grupo A) e Bahia (Grupo B) logo atrás, com 11 pontos cada.

NÁUTICO
O começo de campanha do Náutico na Copa do Nordeste comprometeu seriamente o futuro do Timbu na competição. Até a saída do técnico Dado Cavalcanti, foram três partidas disputadas, uma vitória e duas derrotas, saldo suficiente para fazer a torcida alvirrubra ir para a ponta do lápis e calcular as chances de avanço do clube às quartas de final.

Para assumir a vice-liderança na próxima rodada, é preciso vencer o Uniclinic/CE, torcer por uma derrota do Santa Cruz diante do Campinense no Arruda e, ainda por cima, tirar uma diferença de quatro gols do saldo coral (tricolores tem um saldo positivo de seis e o Náutico de dois). 

Em resumo, a situação é complicada. Os comandados de Milton Cruz entram em campo visando uma goleada e secando os rivais. Com este cenário, o Náutico automaticamente avançaria de fase entre os três melhores segundos colocados. 

Na classificação geral, o Timbu passaria o Fortaleza, com sete pontos no Grupo B e uma vitória a menos, e o perdedor do embate entre CRB/AL x Itabaiana/SE, equipes que brigam pela liderança do Grupo D.

 

 

Folha PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI