Publicada em 30/03/2017 às 05h47.
Noivo Isaquias e Rafaela Silva são os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico
Destaque da canoagem no Rio pede a namorada em casamento diante das câmeras.

(Reproduçao do site Globo Esporte)

 

A Noite de gala do esporte brasileiro premiou nesta quarta-feira dois nomes inesquecíveis do ano mais importante da história olímpica do país. O Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta masculino foi para o agora noivo Isaquias Queiroz, que aproveitou a festa para pedir a namorada Laina Guimarães em casamento diante das câmeras. Entre as mulheres, a vencedora foi Rafaela Silva, ouro no judô na categoria até 57kg, quatro anos após ser eliminada aos prantos dos Jogos de Londres por conta de uma pegada de perna ilegal.


- Estou tremendo - disse Isaquias ao receber o prêmio.


O nervosismo tinha outro motivo. Logo depois, o primeiro atleta do país a ir ao pódio três vezes na mesma Olimpíada, com duas pratas (C1 1000m e C2 1000m) e um bronze (C1 200m), anunciou que iria quebrar o protocolo e desceu do palco. Foi em direção da namorada, que se emocionou ao ver o atleta ajoelhado fazendo o pedido de casamento. Ela disse o famoso "sim" e se levantou para receber o anel de noivado.


- Para quem não sabe, ela está grávida de quatro meses. Vai ser menino e vai ser atleta com certeza - brincou o atleta, para aliviar o nervosismo.


O discurso, no entanto, não se resumiu ao momento romântico. Isaquias também fez um agradecimento especial a Jesus Morlán, seu treinador, que luta contra uma doença grave.


- Estava disputando com grandes atletas. Serginho, me inspiro muito nesse cara. Thiago Braz fez história. Queria dedicar esse troféu a meu treinador, Jesus Morlán. Se não fosse ele, não teria esse troféu. Todos sabem da situação que ele está passando, se Deus quiser vai sair dessa - acrescentou, referindo-se à cirurgia para retirada de um tumor no cérebro do treinador.


Rafaela Silva, que não esteve presente à cerimônia porque está na Geórgia para a disputa do Grand Prix de Tbilisi, gravou um agradecimento em vídeo. Além do prêmio na votação de atletas, jornalistas, treinadores e dirigentes, Rafaela também foi eleita a Atleta da Torcida, em escolha popular.


- Gostaria que esse prêmio inspirasse mais meninas e meninos. Em uma Olimpíada eu era a favorita e saí sem medalha. Na outra, ninguém acreditava em mim e venci. Acreditem no sonho de vocês.


 

Bernardinho segura o choro e pede mais apoio ao esporte

A premiação dos dois atletas encerrou um roteiro repleto de cenas tocantes. Uma delas aconteceu quando o técnico Bernardinho recebeu o prêmio Adhemar Ferreira da Silva, honra concedida aos grandes nomes do esporte brasileiro. Bernardinho, que se despediu da seleção brasileira de vôlei com o ouro olímpico em 2016, subiu ao palco e ouviu diversas homenagens gravadas no telão. Falaram Gustavo Kuerten, Bruninho, Fernanda Venturini, além de Julia e Vitória, suas duas filhas com Fernanda. Bernardinho mordeu os lábios e segurou as lágrimas ao ouvir as declarações de amor. O treinador com fama de durão mostrava uma nova face muitas vezes pouco conhecida.


- Pode parecer brincadeira, mas eu sinceramente não preparei nada. Eu vim de um treino, tenho jogo depois de amanhã. Eu não me aposentei - brincou, sobre os compromissos com o Rio de Janeiro pela Superliga feminina, que está na fase semifinal.


Em seguida, Bernardinho falou sério. E fez um apelo para que o esporte seja visto com mais carinho no Brasil. Após a Olimpíada do Rio, vários patrocinadores deixaram de apoiar os atletas.


- Tem uma coisa que me preocupa no país, que é a falta de esperança. Esse é o verdadeiro legado do esporte. Ninguém acreditava na menina que saiu da Cidade de Deus e ganhou uma medalha de ouro (Rafaela Silva) . No menino que sai de Pirituba e se torna multicampeão olímpico, que é o Serginho. É possível e é real. Se o esporte não for considerado uma ferramenta de educação, não teremos um país verdadeiramente educado - discursou, agradecendo a todos os atletas e sendo aplaudido de pé em seguida.


 

A medalha de bronze oito anos depois

 

Antes, outros momentos também mereceram aplausos de pé. Um deles encerrava uma longa espera. Rosemar Coelho Neto, Lucimar Aparecida de Moura, Thaissa Presti e Rosangela Santos finalmente colocaram o ponto final em uma angústia que durava desde agosto de 2008. Das mãos de Carlos Arthur Nuzman e em um pódio que lembrava o de Pequim-2008, as brasileiras receberam a medalha de bronze pelo revezamento 4x100m na China. Na ocasião, a equipe da Rússia ficou com o terceiro lugar, perdendo o prêmio por doping comprovado neste ano.


- Depois do quarto lugar, eu só conseguia pensar no que podeira ter sido diferente. Mas depois daquilo eu tentava não pensar, porque a quase medalha é o pior lugar do mundo. Mas hoje, graças a Deus, estou muito feliz de receber essa medalha - disse Rosângela logo depois de receber o bronze.


Outro momento emocionante foi quando o técnico Jesus Morlán foi anunciado como vencedor do prêmio de melhor treinador de modalidade individual. Jesus, que se recupera de uma cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro, não esteve na cerimônia. Mesmo assim, foi aplaudido de pé. Este é o segundo Prêmio Brasil Olímpico de Jesus Morlán, também eleito o melhor técnico de 2014. Com o trabalho realizado com a canoagem brasileira, Morlán consagrou Isaquias Queiroz com as conquistas de um bronze e duas pratas nos Jogos Rio 2016 – uma delas com Erlon Souza – tornando-o o único atleta brasileiro a conquistar três medalhas em uma edição dos Jogos Olímpicos.


A noite ainda reservaria mais surpresas. Thiago Pereira subiu ao palco para anunciar o prêmio de Felipe Wu como melhor atleta do tiro esportivo. O nadador já se movimentava para deixar o palco, quando foi chamado de volta pelo apresentador Luiz Carlos Jr. Thiago foi homenageado no dia em que confirmou sua despedida das piscinas. Conseguiu segurar as lágrimas. Sua mãe, não. Rose chorou e mais uma vez gritou o eterno "Vai, Thiago".


- Sem ela, esse momento não estaria acontecido. Dedico tudo a ela - disse Thiago, ao fim de um discurso escrito em duas páginas:


Thiago Pereira discurso Prêmio Brasil Olímpico aposentadoria (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)


- Pensei várias vezes no que eu iria falar. Em um dia tão especial como hoje, eu trouxe algumas coisas anotadas. Abri mão de muitas coisas. Esporte é uma carreira dura e difícil, nem sempre os sonhos se realizam. Aquele centésimo entre o toque na placa e olhar no placar para ver o resultado é único. Me sinto realizado. Espero poder ajudar ainda muito o esporte nacional, ajudar a natação a evoluir. Natação é segurançe e vida, foi assim que eu comecei a nadar. O essencial não é ter vencido, mas lutado bem - finalizou.


VEJA A LISTA DOS MELHORES POR MODALIDADE:


Atletismo: Thiago Braz


Badminton: Ygor Coelho


Basquete: Maybyner Hilário (Nenê)


Boxe: Robson Conceição


Canoagem Slalom: Pedro Gonçalves (Pepê)


Canoagem Velocidade: Isaquias Queiroz


Ciclismo BMX: Priscilla Carnaval


Ciclismo Estrada: Flávia Paparella


Ciclismo Mountain Bike: Raiza Goulão


Ciclismo Pista: Gideoni Monteiro


Desportos na Neve: Jaqueline Mourão


Desportos no Gelo: Isadora Williams


Esgrima: Nathalie Moellhausen


Futebol: Neymar Jr


Ginástica Artística: Diego Hypolito


Ginástica Trampolim: Rafael Andrade


Ginástica Rítmica: Natália Gaudio


Golfe: Adilson da Silva


Handebol: Maik Santos


Hipismo adestramento: João Victor Marcari Oliva


Hipismo CCE: Carlos Parro


Hipismo saltos: Pedro Veniss 


Hóquei sobre grama: Stephane Smith


Judô: Rafaela Silva


Levantamento de pesos: Fernando Saraiva Reis


Lutas: Aline Silva


Maratona Aquática: Poliana Okimoto


Natação: Etiene Medeiros


Nado Sincronizado: Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci


Pentatlo moderno: Yane Marques


Polo Aquático: Felipe Perrone


Remo: Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi


Rugby: Beatriz Futuro


Saltos Ornamentais: Hugo Parisi


Taekwondo: Maicon Andrade


Tênis: Bruno Soares


Tênis de mesa: Hugo Calderano


Tiro com arco: Anne Marcelle dos Santos


Tiro esportivo: Felipe Wu


Triatlo: Manoel Messias


Vela: Martine Grael e Kahena Kunze


Vôlei: Serginho Dutra


Vôlei de praia: Alison Cerutti e Bruno Schmidt

 

 

Globo Esporte

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI