Publicada em 24/05/2017 às 10h18.
1º Dia dos Seminários de Educação da Famasul reúne centenas de estudantes
Com palestras sobre os mais variados temas na área educacional, a noite trouxe um panorama do mercado de trabalho e as estratégias públicas de desenvo


 

Centenas de estudantes e professores participaram, na noite de terça-feira (23/05), do primeiro ciclo de palestras dos SEF (Seminários de Educação da Famasul), ocorrido no campus universitário. Discutindo vários temas de extrema relevância para a formação de profissionais na área da Educação, o evento conta com palestrantes altamente capacitados e experientes em diversos segmentos do mercado de trabalho educacional.


A cerimônia de abertura ocorreu às 19h20, no hall da Biblioteca Ascenso Ferreira, e contou com a fala inaugural do professor Marcos Roque, presidente da AEMASUL (Autarquia Educacional da Mata Sul) e do professor Flávio de Miranda (diretor da FAMASUL/FACIP). Para o presidente da autarquia, os três dias de seminários devem ser aproveitados ao máximo como uma oportunidade indispensável para a formação dos futuros profissionais da Educação:


- "Aproveitem ao máximo esses três dias de seminário. Aqui vocês terão informações valiosas, que serão muito importantes para a sua formação. A faculdade tem que ser esse local onde as discussões acadêmicas devem ocorrer constantemente, contribuir com o desenvolvimento de diálogos e trocas de experiência que ajudem na criação de uma sociedade melhor para todos", disse o presidente.

 

 

 

No primeiro dia ocorreram cinco importantes palestras, divididas em diversos setores do campus e orientadas pela área de interesse do espectador. No hall da biblioteca, com plateia lotada, a professora Sandra Valéria Cavalcanti, atual gestora da GRE/Mata Sul (Gerência Regional de Educação), comandou a palestra A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO: PLANEJAMENTO, OPORTUNIDADES, INCLUSÃO SOCIAL E QUALIDADE. Em sua explanação, ela falou sobre as políticas públicas educacionais do Estado para atingir as metas de bom desempenho escolar em Pernambuco e garantir um posicionamento no IDEB (Índice de Desenvolvimento Básico de Educação).

 

 

A segunda palestra, comandada pela professora Maria de Lourdes Melo, mestre em Gestão Pública e ex-diretora da FACIP (Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares), tratou do tema A PEDAGOGIA DO DIÁLOGO E DO AFETO E SUAS IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO DA ESCOLA: COMO O PROFESSOR DEVE CONSIDERAR E AGIR EM SUA PRÁTICA DOCENTE. O objetivo da explanação foi refletir sobre as habilidades e eficiência de uma prática dialógica para comandar e obter resultados satisfatórios, tanto nas relações profissionais quanto na seara pessoal e afetiva.

 

 

A terceira discussão, desenvolvida na sala de multimeios da instituição, teve como tema O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A MANUTENÇÃO DA ESCOLA: QUAIS OS RESULTADOS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O PROFESSOR? Ministrada pelos professores Hélio José de Oliveira e Cristiane Waleska Rodrigues Domingues, ambos da Secretaria Municipal de Educação de Palmares, a palestra apontou as estratégias públicas de investimento em Educação e os benefícios a longo prazo, sem desperdício de dinheiro e priorizando as áreas de maior sensibilidade e de potencial de desenvolvimento educacional.

 

 

A quarta discussão da noite, por sua vez, teve a orquestração da professora Sandra Cristina Pereira Andrade, especialista em Metodologia do Ensino Superior. Diante de um público atento de estudantes, a professora comandou a palestra O PROGRAMA DE APOIO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DOS PALMARES: OS RESULTADOS DO PRODAE. Com foco nas políticas educacionais no âmbito municipal, a palestrante apresentou os números atuais dos indicadores de Palmares e quais as estratégias adotadas pela Secretária Municipal de Educação para monitorar e avaliar o desempenho das escolas sob a tutela da gestão pública local.

 


Por fim, a quinta e última palestra teve como tema OS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Sob o comando do Professor Plínio Guimarães de Sousa, doutorando em Desenvolvimento em Meio Ambiente e atual diretor do IFPE/ Campus Palmares, os alunos aprenderam um pouco como se dá a gestão educacional nos Institutos Federais do estado e na educação técnica/tecnológica como um todo, com o objetivo de formar contingente qualificado para o mercado de trabalho, ofertando uma formação que começa na base e vai até o nível de preparação profissional, tendo por custeio o subsídio estatal.

 

 

 

Após o promissor ciclo de discussões, todos os professores palestrantes participaram de coffee break com a gestão da AEMASUL e toda a equipe organizadora do evento. Na ocasião, foram entregues os certificados de reconhecimento e agradecimento da instituição pela importante colaboração de todos/as na formação dos alunos. o evento ainda prosseguirá na noite desta quarta-feira (24/05) e culminará com o cliclo de discussões na quinta-feira (25/05).

 

FAMASUL

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI