Publicada em 23/08/2017 às 14h06.
Ex-presidente Lula recebe título Doutor Honoris Causa em Arapiraca
Solenidade reuniu correligionários e militantes em ginásio da cidade; homenagem foi concedida pela Uneal.

Lula recebe recebe título de Doutor Honoris Causa da Uneal

FOTO: FELIPE BRASIL

 

A agenda de Luís Inácio Lula da Silva (PT) - que chegou a Alagoas ontem - teve continuidade no estado nesta quarta-feira (23), na cidade de Arapiraca. O ex-presidente da República foi recebido por centenas de pessoas no Ginásio João Paulo II, onde foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Na ocasião, Lula vestiu uma toga e recebeu as insígnias de doutor, fazendo um juramento e prometendo "sempre e onde quer que esteja, guardar os direitos, os privilégios e a honra da Uneal e sempre ajudar, prestar apoio, conselho nas obras e assuntos a ela referentes quantas vezes for requisitado". 


 

Para assistir à homenagem, estiveram presentes comitivas de várias cidades do Agreste alagoano, assim como um grupo da comunidade quilombola Guaxinim. A solenidade também contou com a presença de políticos como o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB); o vice-governador Luciano Barbosa; o deputado federal Paulão (PT/AL) e o senador da República Renan Calheiros (PMDB/AL).

 

 

Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Uneal 

FOTO: FELIPE BRASIL


 

No evento, o reitor da Uneal Jairo Campos recepcionou Lula e convocou o público presente para gritar a frase: "Lula, guerreiro do povo brasileiro". Minutos antes da solenidade, à porta do ginásio, militantes e simpatizantes conseguiram acesso à quadra e a comitiva de Lula teve dificuldade para entrar no local devido ao assédio dos simpatizantes. Apesar das exigências do cerimonial, vários protocolos foram rompidos para que Lula tirasse fotos com o público. Em uma delas, inclusive, ele segurou um bebê no braço.

 

Durante o discurso, Jairo citou as ameaças de morte recebidas após anunciar a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula. Ele destacou que, apesar das dificuldades, a vontade era de "lavar a alma", afirmando que o momento era de "confraternização".


"Devo confessar a respeito de tudo que me ocorrera após anunciar esta honraria ao excelentíssimo senhor Luís Inácio Lula da Silva que minha vontade era de hoje 'lavar a minha alma' e falar de tudo que passei até aqui. Mas, calarei acerca das ameaças sofridas pela concessão da honrosa homenagem e do exercício da função pública amparado pelo artigo 207 da Constituição Federal e desviando, portanto, o princípio constitucional da autonomia universitária. Entretanto, o momento é de confraternização e de alegria, sem dúvidas, um grande momento para a nossa Uneal. Querido Lula, tenho aprendido em minha vida pessoal e profissional que, ao longo da história, algumas pessoa chegam ao poder e fazem história. Este é, indiscutivelmente, um momento histórico. Estou muito feliz de poder homenagear o 'homem que mudou a cara do Brasil', que soube, mais do que qualquer outro, gravar o seu nome nos anais da história deste país", disse.


Na ocasião, Lula tirou o terno e lembrou a todos que "só tem o diploma de torneiro mecânico e de presidente, não querendo receber nenhum título de Doutor Honoris Causa enquanto esteve na Presidência da República"; porém, afirmando que é "o presidente com mais título de doutor na história do Brasil". 


Já o governador Renan Filho (PMDB) destacou a importância do ex-presidente para o desenvolvimento do Nordeste onde, no período em que esteve à frente do Governo Federal, a região pôde crescer mais do que todo o resto do país.


"Alagoas te recebe de braços abertos e lembro o seu discurso ontem em Penedo de que mais enchia o seu coração, o título de doutora recebido por uma quilombola na Bahia, do que o título de Doutor que recebe hoje aqui em Alagoas. Foi assim que o senhor conduziu este país, pensando nos mais humildes, em quem mais precisa. Foi durante o seu governo que o Nordeste pôde, finalmente, crescer mais do que todo o restante do país. Lula, seja bem-vindo à Alagoas!", discursou. 


Militantes e correligionários lotaram Ginásio João Paulo II, em Arapiraca 

FOTO: FELIPE BRASIL
Gazeta Web
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI