Publicada em 13/09/2017 às 09h03.
Existe um número médio de puns que todo mundo solta por dia
A ciência estima que soltamos uma média de 15 puns por dia, alguns deles até mesmo durante o sono.

AHA-SOFT/SHUTTERSTOCK

 

Muitas pessoas consideram o ato constrangedor, nojento ou até mesmo evitam tocar no assunto de qualquer maneira, mas a realidade é que soltar puns é algo completamente natural, faz parte do processo digestivo e mais: tal movimento involuntário do organismo indica que sua saúde está em dia.


Os gases sinalizam que o intestino está bem controlado pelas bactérias responsáveis por extrair energia e vitaminas dos alimentos consumidos, impulsionando o sistema imunológico e melhorando a função gastrointestinal.


 

 

 

Quantos puns uma pessoa pode soltar por dia?

bumbum gases

A ciência estima que soltamos uma média de 15 puns por dia, alguns deles até mesmo durante o sono. A quantidade (e o cheiro, claro) pode variar de acordo com os hábitos e a alimentação do indivíduo.


Algumas comidas são capazes de provocar um número maior de eliminação gases do que outros, como feijão, produtos lácteos, batata doce, aveia, nozes, soja e trigo, mas apenas 10% dos puns que soltamos são resultado da digestão de alimentos. A grande maioria, os outros 90%, vem do ar que entra no nosso corpo durante as refeições (quando falamos entre as mastigações), mascamos chicletes, etc.


Sabemos que nem sempre é possível eliminar os gases quando eles dão sinais de que devem ser expelidos, como em locais públicos, por exemplo. Mas é importante ressaltar que segurar os puns com muita frequência pode fazer mal à saúde e provocar desconforto, dores e distensão abdominal, um inchaço incomum na região abdominal ou volume aumentado do abdômen.

 

 

 

Vix

TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Região: Últimas notícias
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia