Publicada em 19/09/2017 às 08h43.
Empresários propõem criação de polo de cerveja artesanal no Estado
Durante lançamento da primeira consultoria especializada em cerveja artesanal, sócios sugeriram criação de polo especializado.

Dimer & Filho é composta pelos sócios Jadir Rocha, Ilceu Dimer e Luciano Fialho  / Foto: Divulgação

Dimer & Filho é composta pelos sócios Jadir Rocha, Ilceu Dimer e Luciano Fialho
Foto: Divulgação
Da Editoria de Economia

A Dimer & Fialho Consulting, a primeira consultoria do País especializada em cervejarias artesanais, propôs a criação de um polo de cerveja artesanal no Estado. Durante lançamento da consultoria, nesta segunda-feira (18), os sócios Jadir Rocha, Ilceu Dimer e Luciano Fialho ressaltaram a importância do setor para o Estado.

 

 

"Pernambuco precisa ser pioneiro na questão do benefício fiscal da micro-cervejaria. São pequenos negócios que podem se tornar um grande negócio. É um produto gerador de impostos, de empregos, que pode realmente potencializar isso dentro do estado", comenta um dos sócios, Jadir Rocha. "Se o polo fosse criado, poderíamos trazer fornecedores de matéria prima e equipamentos", complementa.


A Dimer & Fialho é fruto da união da pernambucana Contti Auditoria e Consultoria Contábil e a gaúcha Dimer Consultoria. O objetivo da nova empresa é se especializar na abertura de novos negócios na área de cervejaria artesanal, prestando orientação, treinamento de profissionais, indicação de fornecedores e prospecção de mercado.


O sócio Luciano Fialho, que é mestre cervejeiro, destaca o grande potencial de Pernambuco no setor. Segundo ele, há nove cervejarias artesanais e seis ciganos (que não possuem parque fabril próprio e produzem em sistema de aluguel de equipamentos nas outras artesanais) que produzem com registro no Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). "Pernambuco é o Estado do Nordeste que mais possui cervejarias", pontua. De acordo com o Instituto da Cerveja, existem de 30 mil a 50 mil fabricantes caseiros nas regiões Norte e Nordeste.


Outro objetivo é tirar as micro cervejarias da informalidade, diz o mestre cervejeiro e também sócio, Ilceu Dimer. Atualmente, não existe um regime próprio para as pequenas empresas deste ramo. Como consequência, acabam pagando a mesma tributação que grandes marcas. No próximo ano, as pequenas cervejarias serão incluídas no Simples Nacional.

Entre os motivos para fomentar o polo cervejeiro em Pernambuco, está a tradição e o potencial. No Recife, foi instalada a primeira fábrica de cerveja das Américas pelo cervejeiro Dirck Dicx, o que foi possível com a chegada do holandês Maurício de Nassau. Atualmente, em Pernambuco, a Associação de Cervejeiros Artesanais de Pernambuco (Acerva) reúne 150 associados que realizam produção caseira, voltada para consumo próprio.


Para o futuro, as perspectivas são boas. A consultoria, atualmente, negocia a instalação de três a cinco fábricas no Estado. Cada uma pode gerar investimento entre R$ 2 milhões e R$ 10 milhões.


RECIFE

O prefeito Geraldo Julio participou do evento de lançamento da consultoria e disse que está disposto a discutir incentivos para o ramo. "Para nós é interessante a ideia de polo de cervejaria artesanal. Recife tem um potencial turístico muito forte. Se for ligado à área de serviços, podemos discutir algum incentivo que possa ser dado pela prefeitura", comenta o prefeito. Também participaram do evento representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

 

 

JC

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI