Publicada em 12/02/2016 às 10h25.
Unicamp libera 1ª lista de aprovados no vestibular 2016; confira os nomes
Matrícula não presencial deve ser feita neste sábado ou domingo (14). Universidade prevê até dez chamadas para as vagas remanescentes.

A Unicamp liberou na manhã desta sexta-feira (12) a primeira lista de aprovados no vestibular 2016. Segundo a comissão organizadora do exame (Comvest), os nomes podem ser consultados aqui em ordem alfabética. A universidade oferece 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação.


Mais da metade dos aprovados no vestibular 2016 da Unicamp são oriundos da escola pública, informou a Comvest. De acordo com a universidade estadual de Campinas, a marca é inédita, porque representa quase o dobro do resultado alcançado em 2015.


Os aprovados devem efetivar a matrícula pela internet neste sábado (13) ou domingo (14), informou a Unicamp, por meio de formulário também disponibilizado no portal da Comvest. Além disso, eles precisam fazer uma matrícula (presencial) no dia 18, e ainda confirmá-la (presencial) em 26 de fevereiro para garantir a vaga. Estão previstas até dez chamadas para vagas remanescentes.


Calendário
A Comvest adiantou que a segunda lista de aprovados será divulgada na terça-feira (16) e, neste caso, os estudantes devem fazer a matrícula presencial no dia 18, quando será liberada a terceira lista. A matrícula presencial para os aprovados na terceira chamada será no dia 22.


De acordo com a Unicamp, os aprovados convocados nestas duas listas também precisam confirmar presencialmente as vagas dia 26, nos campi da instituição estadual.


Bônus ampliado
Para tentar alcançar até 2017 o índice de 50% para matriculados oriundos da rede pública, e de 35% para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme meta estipulada pelo governo do estado de São Paulo, o Conselho Universitário da Unicamp aprovou mudanças no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) e ampliou o sistema de bonificação do vestibular 2016.


Os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas da rede terão acréscimo de 60 pontos às notas da primeira fase. Além disso, há mais 20 pontos aos que se declararem pretos, pardos ou indígenas na inscrição e que tenham feito ensino médio em unidades públicas.


Na segunda fase, os candidatos oriundos de colégios da rede terão bônus de 90 pontos na prova de redação, além de outros 90 nas provas dissertativas. Já os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas recebem acréscimo de mais 30 pontos em cada uma das avaliações.

Vestibulandos conferem nome na lista do vestibular da Unicamp  (Foto: Marina Ortiz/ G1)


Segundo a Comvest, 997 egressos da rede pública se matricularam ano passado na Unicamp. O número foi o menor em sete anos, e representou queda de 21,4% em relação ao processo realizado em 2014.


Clique e veja cronograma do vestibular 2016.

Recorde
A Unicamp recebeu 77,7 mil inscrições para o vestibular 2016. Segundo a comissão organizadora do exame, este foi o sétimo ano consecutivo em que houve recorde de candidatos na disputa pelas vagas.


Os cinco cursos mais concorridos concentraram 44,6% dos estudantes na primeira fase, segundo a Comvest. Ao todo, 34,6 mil candidatos se inscreveram para as 295 oportunidades em medicina, arquitetura e urbanismo, midialogia, ciências biológicas e engenharia civil.


FONTE: G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI