Publicada em 10/01/2018 às 07h09.
Bandana promete melhorar sono sussurando no ouvido
Sensores vão monitorar a atividade cerebral e compartilhar os dados coletados com um aplicativo de smartphone que vem junto com o dispositivo.

© Divulgação/ Philips

 

Quem sofre de insônia pode ter uma ajudinha da tecnologia para cair em sono profundo. A Philips acaba de criar a SmartSleep, uma bandana que toca sons específicos para encorajar o cérebro do usuário a manter o estado de sono profundo, também conhecido como sono de ondas lentas.


De acordo com o site Gizmodo, o sono profundo é assim chamado porque quem entra nesse estado tem a atividade elétrica cerebral sobe e cai lentamente, enquanto os neurônios repousam, para voltarem em atividade animada.


A nova bandana vai funcionar através de uma tecnologia de sensores embutidos que entram em contato com a testa e a parte de trás das orelhas dos usuários. Os sensores vão monitorar a atividade cerebral e compartilhar os dados coletados com um aplicativo de smartphone que vem junto com o dispositivo. Assim, quando a pessoa cair em sono profundo, a SmartSleep vai emitir um ruído silencioso e escalonado para reforçar o sono.


De acordo com estudos publicado na Frontiers in Human Neuroscience, no começo de 2018, sons suavizantes são positivos para manter sonos profundos em adultos. Em experimentos realizados por cientistas, os ruídos serviram para melhorar as capacidades cognitivas e de memória no dia seguinte ao experimento.

 

 

Notícias ao Minuto

TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia