Publicada em 16/01/2018 às 07h47.
Noronha cria grupo de trabalho após novo incidente com tubarão
O documento deve ficar pronto até o próximo dia 30, quando ocorrerá uma nova reunião.

Turista foi mordido quando surfava

Turista foi mordido quando surfava

Foto: Cortesia/WhatsApp

 

Após um novo incidente com um tubarão em Fernando de Noronha, na última sexta-feira (12), a administração da ilha decidiu criar um grupo de trabalho para estudar um plano de ação que vise convívio de forma harmoniosa entre turistas, moradores e a fauna marinha do arquipélago. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (15) durante o encontro que contou com a presença de técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), o Corpo de Bombeiros e representantes da sociedade civil.

"Convoquei essa reunião para ouvir os órgãos responsáveis e a população sobre a melhor forma de orientar moradores e turistas no convívio com a vida marinha", explicou o gestor da ilha, Plínio Pimentel. O documento deve ficar pronto até o próximo dia 30, quando ocorrerá uma nova reunião.

O investimento na capacitação de condutores de visitantes e a concepção de panfletos, vídeos educativos, cartilhas, placas informativas nas praias, além de uma campanha nas redes sociais, estiveram entre as sugestões. O pesquisador Leonardo Veras participou do encontro.

O especialista explicou que incidentes com tubarões podem ocorrer em até um metro e 80 centímetros de profundidade, principalmente no horário de "arrufo", momento onde cardumes de sardinhas são empurrados para a praia por peixes maiores.

Veras acrescentou que nos meses de janeiro e fevereiro acontece o acasalamento das espécies e as fêmeas da espécie limão procuram a ilha para ter seus filhotes. "É preciso evitar também nadar entre as sardinhas e sempre que tiver aves mergulhando é sinal que existe cardume na área", alertou. 

 

 

Folha PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI