Publicada em 17/05/2018 às 10h47.
Yanny ou Laurel? Áudio misterioso divide a internet
Mensagem de áudio foi publicada originalmente no fórum Reddit por um estudante do Ensino Médio do estado americano da Geórgia.

�udio polêmico divide a internet

Foto: Pixabay

 

Há três anos, as cores de um polêmico vestido movimentaram a internet e a dividiu em dois grupos: os que o enxergavam em azul e preto e os em branco e dourado. Dessa vez, uma palavra de duas sílabas semeia a discórdia em todo o mundo. Afinal, a voz robótica fala "Yanny" ou "Laurel"? A mensagem de áudio [ouça abaixo] foi publicada originalmente no fórum Reddit por um estudante do Ensino Médio do estado americano da Geórgia.

Este jovem de 18 anos, Roland Szabo, explicou que depois de baixar a palavra aparentemente inocente de uma página de vocabulário, ficou intrigado sobre o motivo de as pessoas do seu entorno escutarem coisas diferentes. Publicado posteriormente no Instagram por um de seus amigos em forma de enquete, o registro viralizou na Internet. 




Os comentários de alguns famosos causaram frenesi: "É Yanny", decretou o escritor Stephen King em um tuíte lacônico. "É claramente Laurel", opinou a modelo Chrissy Teigen, "não consigo entender como alguém pode ouvir Yanny".

Segundo a BBC, uma das explicações para as diferentes intepretações do áudio está na informação acústica que é processada no cérebro, dependente de experiências prévias. "Laurel" é um nome em inglês e aqueles acostumados com o idioma tendem a processar esta palavra. 

Como "Yanny" e "Laurel" são palavras parecidas em suas estruturas silábicas, o cérebro recebe informações ambíguas e precisa escolher entre os dois termos, o que acaba gerando a confusão. O aspecto mais surpreendente do debate, que ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos, é que a maioria dos ouvintes entende, sem sombra de dúvidas, "Yanny" ou "Laurel", e apenas alguns hesitam.

 

 

 

Folha PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI