Publicada em 17/07/2018 às 07h43.
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça atrai multidão no Recife Antigo
Demonstração não acontecia há seis anos na capital pernambucana.

Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

 

Uma multidão tomou conta do Marco Zero, no Centro do Recife, na tarde desta segunda-feira (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo, para assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que há seis anos não se apresentava na capital pernambucana. A demonstração iniciou por volta das 14h30. Durante 45 minutos, sete aviões realizaram cerca de 50 acrobacias, arrancando aplausos de uma plateia formada por milhares de pessoas de todas as idades.

 

"Foi a primeira vez que assisti a uma apresentação assim. É uma programação diferente para a família no feriado", elogiou o serralheiro Cleibson Basílio, 36. A sobrinha, Alana Oliveira, de sete anos, também aprovou o espetáculo. "Achei muito legal. Nunca tinha visto um avião tão de perto."


A diarista Zilma da Silva, 53, assistiu à demonstração acompanhada da filha e dos dois netos, de cinco e dois anos de idade. "Achei maravilhoso. Em alguns momentos, parece que o avião vai cair e a gente acaba ficando nervoso. Mas a apresentação é muito boa. Espero que retorne a Recife outras vezes."


Essa foi a primeira demonstração no Recife com aviões do modelo A-29 Super Tucano, utilizados desde 2015 pela Esquadrilha da Fumaça. Esse tipo de avião já é utilizado pelas Forças Aéreas Brasileiras (FAB) para missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça. "Antes, utilizávamos o T-27. Em comparação, o A-29 é muito mais rápido e potente. Passamos dois anos - de 2013 a 2015 - treinando manobras só com essa aeronave", explicou o brigadeiro Walcyr Araújo, comandante do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo 3 (Cindacta 3).


Para ele, o evento é uma oportunidade de aproximar a FAB da população. "A Fumaça tem o papel institucional de divulgar as ações da FAB. Mas, para nós, vale a chance de estar próximo do nosso povo, até porque somos muito bem acolhidos aqui no Recife." A apresentação coincidiu com a data que celebra Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital pernambucana. "Estamos muito felizes de poder dar esse presente ao Recife", comemorou o comandante.


Do Recife, a Esquadrilha segue para outros municípios do Norte e Nordeste.

 

 

JC

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI