Publicada em 26/11/2015 às 14h38.
#MeuAmigoSecreto expõe situações machistas nas redes sociais
A campanha surge pouco depois da #PrimeiroAssédio, que expôs nas redes relatos de mulheres que sofreram assédio na infância ou adolescência.

O amigo secreto, popular brincadeira no fim do ano que consiste em descrever uma pessoa para os outros participantes descobrirem quem é, ganhou outro significado nas redes sociais esta semana. Ainda de origem desconhecida, a #MeuAmigoSecreto surgiu com a proposta de expor situações de violência física, emocional ou abusos. O nome do sujeito é trocado pela hashtag, deixando o relato anônimo e indireto.


Centenas de mulheres já denunciaram no Facebook situações de violência protagonizadas por homens que fazem parte do seu círculo social. Os relatos mostram que é frequente a presença de "amigos" que acabam naturalizando comportamentos machistas e preconceituosos. 


A campanha surge pouco depois da #PrimeiroAssédio, que expôs nas redes relatos de mulheres que sofreram assédio na infância ou adolescência. A ação foi convocada pelo projeto feminista Think Olga, após uma disseminação de comentários libidinosos (como “vou ali bater uma” ou “Valentina na Playboy") sobre a participante de 12 anos do MasterChef Júnior, da Band.


Confira alguns relatos da #MeuAmigoSecreto:


#meuamigosecreto fala que acha padrões de beleza ridículos e que o que vale é a personalidade da mulher, mas não fica com gorda porque não faz seu tipo, sabe como é, questão de gosto.

#meuamigosecreto adora o meu jeito simples e pouco vaidoso, mas pede para eu me maquiar quando vamos sair com os parças da firma.

— Simone Lima (@SiFLima) 25 novembro 2015

 

#‎meuamigosecreto diz que mulher "boa", "sem frescura" é a que fala palavrão, usa a roupa que quer e faz sexo quando quer, mas ela tem que estar ciente de que, por causa disso, ninguém vai querer um relacionamento sério com ela.

#‎meuamigosecreto disse que a obrigadação da noiva era seguir o futuro marido aonde ele fosse.

#meuamigosecreto não pode nem ouvir falar em namoradinhos da filha, mas acha o máximo dizer que o filho vai pegar geral.

#‎meuamigosecreto gosta muito de mim como amiga, mas disse que nunca me contrataria, pois eu exijo muito meus direitos.

#meuamigosecreto só diz que eu sou lésbica porque nenhum homem me pegou de jeito

— renata maximo (@re_maximo) 25 novembro 2015

 

#‎meuamigosecreto jura defender com unhas e dentes o direito das mulheres de participarem de movimentos sociais, mas silencia a fala das companheiras em todas as reuniões e se recusa a aceitar que elas assumam papéis/funções importantes e sejam parte da tomada de decisões.

#MeuAmigoSecreto é professor "feminista" descolado mas dá em cima de aluna menor de idade por inbox e depois chama de escrota se ela não se sujeitar.

#‎MeuAmigoSecreto diz que eu sou corajosa e determinada, mas acha que eu não devia falar tanto palavrão, por que é feio para uma mulher falar palavrão.

#‎meuamigosecreto, quando em discussões no trabalho, chama as colegas pelo diminutivo e com olhar paterno, acrescentando que elas estão "muito nervosas", as coitadinhas.

#‎meuamigosecreto chama a ex de louca, divulga histórias omitindo (ou distorcendo) fatos sobre ela e usa isso como desculpa para criar novo vínculo abusivo com meninas que, infelizmente, acreditam nele.


FONTE: NE10

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI