Publicada em 24/05/2016 às 07h40.
Iranianas cortam cabelo e se vestem como homens para fugir da polícia
Imagens têm sido divulgadas nas redes sociais para combater a repressão à liberdade feminina.

A rigidez da polícia moral no Irã está fazendo muitas mulheres cortarem seus cabelos e se vestirem como homens para evitar perseguições e punições.


Esse hábito tem se tornado tendência no país, segundo reportagens do Independent e do Daily Mail, com imagens cada vez mais divulgadas nas redes sociais, em prol da libertação feminina em um país de leis severas em relação às mulheres.


O Irã é um dos países que aplicam pesadas penas para as mulheres que não usarem a vestimenta hijab, que cobre o corpo e o rosto.


A reação das mulheres e a iniciativa de mostrar uma maneira de burlar essa regra ocorreu em função de uma punição pesada a modelos que posaram, sem lenços na cabeça, para fotos na internet.


No total de oito, as modelos (uma delas na foto) foram obrigadas a se rastejar em público e presas ao realizarem este ato pela liberdade das mulheres no país.

 

 

 

Elas continuam mostrando as imagens, mesmo presas. Mas outra forma de protesto surgiu e é justamente esta - de a mulher cortar o cabelo e se vestir como homem.


O chefe de polícia de Teerã, Hossein Sajedinia, entre janeiro em abril desse ano disse que o departamento colocou 7 mil policiais (masculinos e femininos) à paisana para fazer cumprir o código de vestimenta islâmico.


Mas a iniciativa não intimidou as mulheres. Uma imagem, compatilhada nas redes sociais, mostra uma moça de cabelo curto e vestindo calça jeans, com um olhar desafiador e a seguinte frase.


— Eu sou uma mulher iraniana. A fim de evitar a polícia moral, decidi cortar meu cabelo curto e usar roupas de homens, porque assim sei que posso andar livremente nas ruas no Irã.


Essa e outras imagens foram compartilhadas na página do Facebook My Stealthy Freedom (Minha Liberdade Disfarçada), com base em Nova York, em ação organizada pela ativista iraniana Masih Alinejad.


 

R7

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI