Publicada em 29/11/2015 às 07h42.
PSDB arma sua estratégia para as eleições de 2016
Meta do partido é crescer no Nordeste, lançando várias candidaturas, com foco no projeto nacional

Derrotado em todos os Estados do Nordeste na eleição de 2014, o PSDB arma uma ofensiva na Região para as eleições municipais do próximo ano. E Pernambuco é considerado um Estado estratégico para essa largada. Berço do ex-presidente Lula (PT), deu uma votação expressiva a Dilma Rousseff (PT). E viu a força do PSB fazer com que Marina Silva (ex-PSB, atual Rede) tivesse mais votos que a petista no primeiro turno. É neste cenário que começam a se fazer as costuras no Recife e nas principais cidades do interior.


O PSDB nunca foi protagonista em eleições no Estado. Mas agora, com a onda anti-petismo presente no País, quer se firmar como a principal legenda de oposição. As eleições municipais servirão como medição de força da legenda, com foco no projeto nacional e as eleições de 2018. Esse foi o tom da fala do senador Aécio Neves, presidente nacional da legenda, em um evento do Instituto Teotônio Vilella (ITV, ligado ao partido), sexta. “Todos nós temos um grande desafio no ano que vem. (...) O PSDB deverá se apresentar no maior número possível de municípios, com o maior número possível de prefeitos, de vice-prefeitos e vereadores”, afirmou Aécio, na sua passagem pelo Recife.


Na capital, o partido já afirmou que terá candidato, desde o início desde ano. O nome mais cotado é do deputado federal Daniel Coelho, que já enfrentou o atual prefeito, Geraldo Julio (PSB), em 2012. Na Região Metropolitana, tem nomes para as cidades de Olinda, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Abreu e Lima.


De acordo com o deputado Daniel Coelho, a meta é lançar cerca de 50 candidaturas, das quais, segundo o parlamentar, entre 25 a 30 têm favoritismo. “Isso no quadro atual. A expectativa é que, até abril, nós tenhamos mais filiações”, disse. “O PSDB sempre teve voto, mas muito por um prestígio pessoal. Agora tem uma intenção de voto pelo partido. Isso é uma novidade e está atraindo gente. Todos os dias tem filiações”, acrescentou.


O foco, afirma o tucano, são as cidades com mais de 100 mil habitantes e que tenham guia na TV. Neste bojo, estão Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nessa última, a candidatura ainda está indefinida. “Até abril vamos tentar achar um candidato para Petrolina. A orientação é que lá tenha candidato também”, completou. Uma das possibilidades é o ex-prefeito Guilherme Coelho.


“A escolha dos nomes depende de cada diretório. Eles irão analisar o que é mais interessante para eles”, declarou o presidente do PSDB-PE, Antonio Morais.


“É importante que o partido tenha uma agenda regular de debates. E com uma atenção especial para Pernambuco. Se quiser investir no Nordeste, é preciso investir em Pernambuco”, afirmou o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, vice-presidente nacional da legenda.


Na semana passada, o ITV realizou um encontro em Petrolina, onde foi fortalecido o nome de Djalma Cintra. Ele já gravou as inserções do partido, que irão ao ar em Caruaru.

 

Em janeiro, será elaborada uma agenda de debates em municípios da Região Metropolitana e no interior. “Nosso objetivo é fornecer subsídios para esses candidatos, que podem ser experiências próprias ou de outras cidades”, explicou o presidente do ITV-PE, Joaquim Francisco.


FONTE: JC

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI