Publicada em 15/03/2024 às 00h38.
Furtos em unidades da Compesa agravam situação de abastecimento de água em Pernambuco
Em 2023, foram registrados 82 incidentes desse tipo, afetando o abastecimento de aproximadamente 1 milhão de pessoas

                      Conta de água da Compesa aumentará a partir de 28 de abril / Foto: Agência Brasil.


A cada semana, Pernambuco registra dois furtos em unidades operacionais de abastecimento de água. O dado foi revelado pelo presidente da Compesa, Alex Campos, durante uma audiência pública na manhã na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).


Em 2023, foram registrados 82 incidentes desse tipo, afetando o abastecimento de aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Ao todo, 60 unidades operacionais da Companhia foram impactadas, com 27 delas localizadas na Região Metropolitana do Recife, 24 no Agreste e Matas, e 31 no Sertão. Para lidar com essa situação, a Compesa investiu cerca de R$ 5 milhões na reposição dos materiais furtados no ano anterior.


Audiência Pública

A audiência teve como tema principal a crescente incidência de crimes relacionados ao roubo, furto e receptação de cabos e fios de cobre em Pernambuco, contando também com a participação de representantes da Neoenergia Pernambuco.

Durante o evento, o presidente da Compesa ressaltou que Pernambuco enfrenta o desafio da escassez de recursos hídricos, especialmente no Agreste, uma região que possui menos água do que qualquer outra área do país.

Esse cenário é agravado pelas influências geográficas e geológicas que dificultam o atendimento pleno das demandas hídricas.

“A Compesa é vítima duas vezes, seja quando a Neonergia é furtada ou quando os sistemas de abastecimento são roubados, deixando a população sem água. São duas situações que atingem diretamente a Companhia: furtos de insumos e equipamentos e de água nas adutoras, mas que são igualmente graves do ponto de vista do impacto no abastecimento de água para a população”, pontuou o presidente da Companhia.

“É uma situação já difícil para a população, que se agrava quando grupos criminosos danificam e subtraem as infraestruturas energéticas e hídricas, deixando as pessoas sem energia ou abastecimento de água. A Compesa é a maior consumidora de energia do estado e quando a Noeonergia é furtada, em cadeia, a Compesa e seus clientes também são penalizados. Uma paralisação por furto pode levar dias até a completa normalização do abastecimento”, afirmou o presidente.

Furto de água em adutoras


Outro problema abordado pelo gestor é o furto de água em adutoras. Desde o ano passado, ocorreram três grandes operações policiais para desmantelar ligações clandestinas nas adutoras de Tabocas, Ipubi e Oeste (Trindade – Araripina). Essas ações resultaram em melhorias na distribuição de água para a população.

O presidente ressaltou que a Compesa está dedicando esforços significativos para combater esses furtos, colaborando com a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Civil para elaborar estratégias.


Alex descreveu os perpetradores como grupos organizados com um alto nível de conhecimento técnico e planejamento, capazes de atuar nos pontos cruciais dos sistemas.

Para enfrentar essa situação, a Compesa está investindo em segurança patrimonial, aumentando o efetivo de pessoal e utilizando videomonitoramento e outras tecnologias para dissuadir essas atividades criminosas.

O presidente lamentou que a empresa tenha que destinar recursos para esses fins, quando poderiam ser aplicados na melhoria dos serviços oferecidos pela companhia. No entanto, ele considerou oportuna a discussão sobre o assunto na Assembleia Legislativa.

“É um debate muito oportuno trazido aqui hoje pelo deputado. Esse tema é muito caro para a população e devemos somar esforços com a assembleia, órgãos reguladores, Defesa Social e polícia para que seja encontrado um caminho para resolver essa questão”, disse o gestor.


FONTE: INTERIOR NE 10. 





Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI