Brock Turner, de 20 anos, foi preso e condenado por ter violado uma rapariga inconsciente, em janeiro de 2015. A acusação pediu uma pena de seis anos. Brock foi condenado a seis meses e poderá sair dentro de três meses, por bom comportamento.
O caso ganhou relevo após ter sido conhecida a carta do pai de Brock ao juiz, onde defendia que o rapaz estava “a pagar um preço pesado por 20 minutos de ação”. O caso tornou-se destaque na imprensa norte-americana e tem sido referido como exemplo de cultura machista e abusiva.
Agora, há um site curioso a aproveitar o momento para se fazer ouvir. Trata-se de um site pornográfico, o Xhamster, que, dá conta o Huffington Post, criou uma regra inspirada no caso a que chama ‘Brock Turner Rule’.
E o que significa esta regra? Significa que qualquer pesquisa no site, ou qualquer vídeo que seja introduzido por um utilizador, que tenha expressões que remetam para sexo não consensual (por exemplo, ‘rape – violação), será sinalizado.
Quem quiser publicar um vídeo de sexo não consensual, será automaticamente banido do site. Quem procurar por termos destes, receberá uma curiosa mensagem do Xhamster no ecrã: “se está a procurar por esta categoria, é tempo de consultar um psicólogo profissional”.
Notícias ao Minuto