Frio em campo e gélido na tábua de classificação. Esse foi o Sport deste domingo, que perdeu por 3x2 para o Coritiba, no Couto Pereira, e voltou a figurar na zona de rebaixamento do Brasileirão 2016, com apenas cinco pontos ganhos. Com média de cinco graus de temperatura durante a partida, o Leão até saiu na frente, mas tomou a virada. Em seguida, buscou o empate, mas não resistiu ao ter o zagueiro Matheus Ferraz expulso aos 12 minutos do segundo tempo. Para piorar, o próximo compromisso leonino é novamente fora de casa, quarta-feira (15), contra o Santos, na Vila Belmiro. Sair da área de degola é fundamental para que a crise não volte a se agravar na Praça da Bandeira.
Em situações complicadas, as duas equipes entraram em campo precisando da vitória para afrouxar um pouco a corda no pescoço, num confronto direto na luta contra a degola. Pela quarta partida consecutiva, o Sport conseguiu repetir praticamente o mesmo time, com a exceção sendo a improvisação do volante Ronaldo na lateral direita, no lugar do suspenso Samuel Xavier. E com a temperatura girando em torno de cinco graus no momento da partida, o gramado estava nitidamente duro por conta do frio excessivo. Isso dificultava a troca de passes, com a bola quase sempre “viva” e difícil de ser dominada.
Com poucas emoções, o Coritiba tentava tomar a iniciativa ofensiva, mas se limitava a arriscar chutes de longa distância, sem muito perigo ao gol de Magrão. E no único momento em que Sport conseguiu botar a bola no chão, veio o gol. Numa jogada que contou com oito jogadores e 19 trocas de passes, Diego Souza teve que chutar três vezes para vencer o goleiro Wilson, abrindo placar no Couto Pereira.
Passado o momento de inspiração e lucidez, a partida voltou a esfriar, literalmente. Mas, aos 37 minutos veio o gol de empate. Em lateral batido por Juan, Juninho raspou de cabeça e Ruy se antecipou a Ronaldo para deixar tudo igual. No minuto final, Magrão ainda fez uma grande defesa após desvio de cabeça de João Paulo.
Na etapa final, não demorou muito para os mandantes pularem na frente. Logo aos dois minutos, Matheus Ferraz cometeu nova falha grotesca, com Kléber Gladiador recebendo na área e só tendo o trabalho para tocar na saída de Magrão para a virada do Coxa. Porém, o Leão não se abateu e buscou o empate quatro minutos depois. Em belo cruzamento de Everton Felipe, Gabriel Xavier cabeceou na trave e Diego Souza aproveitou rebote para empatar: 2x2.
Equilibrado, o confronto estava em aberto. Mas, aos 12 minutos Matheus Ferraz tomou o segundo cartão amarelo e complicou o lado dos pernambucanos. Com uma forte pressão, o Coxa chegou ao gol da vitória aos 25, após Luccas Claro acertar bela cabeçada no cantinho do gol.
Coritiba 3
Wilson; Dodô, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Edinho, João Paulo (Felipe Amorim), Ruy (Fábio Braga) e Juan; Vinicius (Evandro) e Kleber. Técnico: Pachequinho
Sport 2
Magrão; Ronaldo, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Serginho, Gabriel Xavier (Rodney Wallace), Diego Souza e Éverton Felipe (Oswaldo); Edmilson (Lenis). Técnico: Oswaldo de Oliveira
FolhadePE