Marília Sutil/Prefeitura de Urupema
Não é à toa que Urupema, em Santa Catarina, é considerada a cidade mais fria do Brasil. No início desta sexta-feira (10), os termômetros marcaram -7,2°C, a temperatura mais baixa do ano. Resultado: uma das cachoeiras da cidade congelou completamente e virou ponto turístico de vez na cidade.
No Alto Planalto Sul, região da Serra Catarinense, as árvores amanheceram com gotas de cristais de gelo, e casas e gramados foram pintados de branco. Lagos em Urupema também tiveram as águas congeladas, onde moradores e turistas arriscaram dar alguns passos.
Segundo a meteorologista Gislânia Cruz, da Central Meteorológica de Santa Catarina, o frio se manterá intenso até a próxima semana. Na madrugada deste sábado (11), a previsão é de chuva congelada e neve.
Os termômetros abaixo de zero também foram registrados em outras cidades da região, que estão abaixo de zero. Em Bom Jardim da Serra a temperatura chegou a -6,1°C e, em Ponte Alta, -5,2°C. Nos outros pontos do Estado a mínima não ultrapassou os 7°C.
Em Florianópolis, os termômetros despencaram para 2,3°C. Nos últimos 22 anos não fez frio semelhante no mês de junho. A rigidez na temperatura é explicada pela massa de ar polar reforçada por uma massa de ar vinda da Patagônia.
No mar, o aviso é para ter cautela. Um ciclone que desliza pelo Sul do Brasil está provocando ondas de até quatro metros que podem afetar pequenas e médias embarcações. O temor da Defesa Civil é a temporada de pesca da tainha. Os pescadores estão animados com a melhor safra das últimas décadas e se arriscam em busca do peixe.
IG