Publicada em 13/06/2016 às 08h57.
Guarda que matou suspeito de crime deve se entregar na segunda
Afirmação é do secretário de Defesa de Camaragibe, Coronel Luiz Meira. Suspeitos tentaram arrombar caixa na prefeitura; dois detidos foram soltos.

O guarda municipal que reagiu a uma tentativa de assalto na Prefeitura de Camaragibe e acabou matando um dos suspeitos deverá se apresentar nesta segunda-feira (13) à Polícia Civil. Assim garante o coronel Luiz Meira, secretário de Segunrança Cidadã e Mobilidade da cidade. "Ele viajou para a casa da família [endereço não informado], mas, com certeza, estará na delegacia amanhã", explocou, ao frisar que o guarda não é considerado foragido. Dois suspeitos detidos, sendo um deles baleado, prestaram depoimento e foram liberados por falta de provas.


O secretário Luiz Meira disse, ainda, que analisou o circuito de vigilância interno da prefeitura para descobrir se a arma utilizada pelo guarda era do suspeito ou se ele a portava ilegalmente. "A arma era dele, estava na sua perna. Não sabíamos que ele tinha esse porte, mas estamos tratando o caso como legitima defesa", completou o coronel. 


De acordo com a Lei 13.022/2014, para armar a Guara Municipal, os municípios precisam apresentar um conjunto de garantias. Entre elas: instituir sede própria e espaço específico para armazenamento de arsenal.


Um dos itens mais importantes é a criação de uma corregedoria para apurar desmando ou exessos. Para isso, o guarda ainda precisa passar por um treinamento. Tudo isso é submetido à Polícia Federal, responsável por dar o aval ao emprego de armas de fogo pelas guardas civis.


Até março deste ano, apenas cinco municípios haviam pedido autorização para armar seus guardas em Pernambuco. Se for confirmado que o armamento é do guarda, ele poderá ser preso. Não porque matou o homem, mas pelo uso ilegal de arma de fogo.


Investigação
Polícia Civil continua tentando prender os suspeitos de ter tentado arrombar o caixa eletrônico do Itaú na prefeitura na manhã deste domingo (12). De acordo com a corporação, a ação criminosa foi praticada por quatro pessoas.


Os homens chegaram ao prédio da prefeitura e tentaram render um guarda municipal, que fazia a segurança do local. De acordo com as primeiras informações da polícia, o segurança conseguiu imobilizar um dos ladrões e atirou contra o suspeito, que morreu no local.


“Estamos tendo muito cuidado ao analisar esse caso. Se a arma for do suspeito, a ação configura legitima defesa. Caso contrário, não poderemos livrar o flagrante e ele será preso”, comentou o cel. Luiz Meira, secretário da pasta.


O suspeito que ficou ferido durante a iniciativa chegou a fugir do local, mas foi preso no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, Grande Recife, quando era atendido. Ele já se encontra no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Marcas da tentativa

Na área do posto bancário da prefeitura, ficaram as marcas do tiroteio. Vidraças quebradas e muitos cacos espalhados pelo chão. Ainda neste domingo, a  polícia deverá apresentar mais detalhes sobre a ação.


G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI