A Secretaria Municipal de Assistência Social em Joaquim Gomes, por meio dos órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente e toda Rede de Combate ao Trabalho Infantil, realizou nesta terça-feira (14) uma caminhada de conscientização ao enfrentamento e à erradicação do trabalho infantil na comunidade jurunquense.
A ação, teve como objetivo a mobilização e conscientização da população de Joaquim Gomes sobre os riscos que sofrem as crianças expostas ao trabalho, quando de fato deveriam estar na sala de aula ou brincando. O alerta mobilizou a cidade, com a caminhada pelas ruas em que cobrava a proibição do exercício de toda forma de trabalho por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida.
“Não ao trabalho infantil na cadeia produtiva” é o tema da campanha deste ano, do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A prefeitura junto com os órgãos de governo buscou a conscientização da população acerca das diversas formas de trabalho infantil presente no cotidiano da cidade. Alguns foram citados como a venda de picolé pelas ruas e durante a feira livre, como também as crianças que trabalham com carro de mão usando para fazer frete durante a feira, situações que precisa ser combatida, pois lugar de criança é na escola e brincando. Ressaltou a secretaria de Assistência Social.
O momento serviu como reflexão para que todos os adultos possam assumir o dever de defender a criança que é o futuro da nação. Concluiu.
Participaram desta atividade a secretária de assistência social, Sebastiana Pontes, acompanhada de toda equipe de trabalho, inclusive a equipe técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), juntamente ao Conselho Tutelar, ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras), ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
As escolas da rede municipal também foram participativas, assim como a Associação Comunitária do Conjunto Antônio Celestino Lins.
A caminhada e panfletagem feita pelas ruas seguiu até o centro, onde no palco montado em frente a câmara, todos se concentraram e de lá, muitas apresentações dos próprios alunos mobilizou ainda mais as pessoas que vieram assistir.
Todo percurso foi acompanhado pelas bandas fanfarras da cidade, Henrique da Cruz e Maria do Carmo, que se uniram e ganharam as ruas em defesa dessa luta, que no calendário é lembrado dia 12 de junho, devido o domingo feriado, foi realizado nesta terça. A prefeita Ana Genilda, que foi citada por ter dado total apoio, não compareceu ao evento.
JGNoticias