Publicada em 15/06/2016 às 11h27.
Duas pessoas ficam feridas em tiroteio durante assalto a ônibus
Ação criminosa ocorreu na noite de terça-feira (14), na Avenida Caxangá. Segundo PM, foram baleados um dos assaltantes e um passageiro.
Tentativa de assalto aconteceu dentro de ônibus que fazia a linha Barro/Macaxeira, no Recife (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
SDS revela aumento de 42% no número de assaltos a ônibus no Grande Recife 
(Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

 

Duas pessoas ficaram feridas em um tiroteio durante um assalto a ônibus ocorrido na Avenida Caxangá, no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, na madrugada desta quarta-feira (15). De acordo com a Polícia Militar, um dos assaltantes foi baleado e está preso sob custódia em uma unidade de saúde da capital pernambucana.  E um passageiro acabou levando uma facada de um dos ladrões. Os dois feridos estão internados no Hospital Getúlio Vargas (HGV), na mesma região da cidade. 


Depois do tiroteio, a polícia coinseguiu prender duas mulheres que participaram da ação. As duas estavam com uma faca, dinheiro em espécie e relógios, frutos de roubos praticados antes do confronto. As suspeitas e o rapaz baleado foram autuados em flagrante. Um acusado ainda encontra-se foragido.


A PM informou que a ação criminosa foi praticada em um veículo da empresa CRT. O coletivo fazia na linha CDU/ Várzea. Dois ladrões anunciaram a investida. O motorista viu, pelo espelho retrovisor, que um carro da PM seguia logo atrás. Era uma viatura do Programa Patrulha no Bairro.


Para chamar a atenção dos ocupantes da viatura da PM, o condutor do ônibus fez uma manobra brusca e colocou o ônibus  praticamente atravessado na pista. Os PMs determinaram que o os suspeitos deixassem o coletivo, mas eles não obedeceram. Um dos ladrões, então, passou a atirar.  A corporação informa  que os policias foram obrigados a reagir.


Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam o aumento no número de assaltos a Ônibus no Grande Recife.  De janeiro a  maio deste ano, o estado contabilizou 451 crimes. Isso representa um incremento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado.


O Recife é o líder no ranking de ações criminosas registradas, com 51% do total de notificações oficiais. Foram, ao todo, 213 ocorrências. Uma média de 43 casos por mês.


Esses dados foram apresentados em audiência da Frente Parlamentar de Trânsito e Transporte da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na segunda-feira (13) e publicados no Diário Oficial de Pernambuco de terça-feira (14).  No encontro o titular da SDS, Alessandro Carvalho, mostrou mais estatísticas sobre os roubos e furtos a coletivos.


De acordo com dados da SDS, 47% das ocorrências foram registradas às quartas-feiras, sábados e domingos. E 63% dos crimes aconteceram à noite, sendo 30% das 18h às 23h.


Durante a audiência, o Grande Recife Consórcio, responsável pelo gerenciamento do transporte na Região Metropolitana, também apresentou dados fornecidos pelas empresas. No mesmo período, as transportadoras comunicaram 661 assaltos. Ou seja, 210 registros a mais.


Segundo estatísticas dos empresários, a BR-101 Sul é uma das áreas mais perigosas. Ela concentrou 10% dos casos. As rodovias federais que cortam o Grande Recife figuram como principais áreas de crimes. Ao todo, 22% dos crimes aconteceram nas estradas, de acordo com o Grande Recife.


A Avenida Agamenon Magalhães aparece em segundo, com 6,8%. A lista também aponta muitos crimes nas Avenidas Recife, na Zona Oeste, e Herculano Bandeira, na Zona Sul da capital. As outras áreas somadas, denominadas nas tabelas como “outros”, somaram 64%.


Medidas


Durante a audiência, a SDS apresentou ações questão sendo realizadas para enfrentar o problema.  Houve aumento no número de abordagens, sobretudo, à noite. A SDS também estuda a implantação de botão de pânico, sistema de rastreamento ligado ao Grande Recife Consórcio, além de  melhoria na qualidade das câmeras de segurança dos coletivos. 


Em janeiro, foram realizadas 711 abordagens a coletivos. Esse número subiu para mais de 3.600 em maio. Nos cinco primeiros meses de 2016, 24 pessoas foram encaminhadas para as delegacias e seis armas de fogo acabaram apreendidas.


Pacto


Em maio de 2016, o governo estadual chegou a anunciar que faria um pacto com os donos das operadoras de ônibus do Grande Recife para combater o problema. Entre as ações que seriam discutidas, estavam a implantação de policiamento em dez corredores, retirada do dinheiro dos veículos e modernização das câmeras de monitoramento. Atualmente, mais de 1,8 milhão de pessoas utilizam os coletivos todos os dias.

 

Metrô do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Passageiro também se sente vulnerável no metrô
do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Metrô


Os relatos não se restringem aos ônibus. Nos vagões do metrô, o passageiro também se vê cada vez mais vulnerável. A dona de casa Graziela Barbosa já teve o celular e a bolsa roubados. “Estava no metrô indo pra casa, aí de repente um cara chegou e disse assim: ‘Passa aí’. É horrível essa situação”, comenta.

Também em maio, um policial militar reagiu a uma tentativa de assalto e matou um dos quatro homens que o teriam abordado na estação Central do Recife. Os outros três suspeitos foram detidos.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela operacionalização e manutenção do metrô do Recife, disse que a segurança nas estações é feita por funcionários da empresa e por vigilantes terceirizados.

O órgão informou também que há um trabalho integrado com a Polícia Militar, principalmente nos dias de jogos de futebol, quando o policiamento é reforçado. No entanto, a CBTU reconheceu a necessidade de contratar mais funcionários e afirmou estar trabalhando para que isso aconteça desde 2014.

 

G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI