Após seis anos de ausência, a Ilha do Retiro voltou a receber um jogo da Série A com a presença de público na noite deste domingo (06). O tão esperado reencontro dos rubro-negros com a elite do futebol brasileiro, no entanto, não teve o final desejado pelos torcedores. O Sport foi superado pelo Palmeiras por 2 a 1, em jogo válido pela segunda rodada. Flaco López e Piquerez marcaram para o Verdão, enquanto Barletta descontou para o Leão. Com o resultado, o Rubro-negro segue sem vencer na competição.
O gol que deu a vitória aos palmeirenses foi bem polêmico. O árbitro Bruno Arleu (RJ) assinalou pênalti em lance duvidoso entre Matheus Alexandre e Raphael Veiga, nos minutos finais da partida.
Com o resultado negativo, o Leão da aparece em 17º lugar, com apenas um ponto. O Verdão ocupa a 7ª posição da tabela com quatro pontos somados. Após uma sequência de jogos, o Sport terá uma semana de preparação para o duelo contra o Vasco, marcado para o próximo sábado (12), às 18h30, no estádio de São Januário. O Palmeiras, por sua vez, vira a chave para a Copa Libertadores, enfrenta o Cerro Porteño nesta quarta-feira (09), às 21h30, no Allianz Parque.
Com o início da caminhada do Leão na Série A, o técnico Pepa deu fim ao rodízio que vinha implementando na escalação do time e parece ter encontrado a formação ideal. O destaque fica por conta da trinca no meio-campo - formada por Christian Rivera, Du Queiroz e Sérgio Oliveira. A principal novidade para o duelo contra o Palmeiras foi a saída de Lenny Lobato e a entrada de Chrystian Barletta.
Por outro lado, envolvido em uma sequência de jogos, o Palmeiras enviou a campo uma formação com algumas alterações do técnico português Abel Ferreira, principalmente no setor ofensivo. Por isso, as principais estrelas alviverdes ficaram no banco de reservas: Estêvão, Raphael Veiga e Vitor Roque.
O Sport entrou em campo impondo um ritmo muito forte — tanto na marcação, sem dar espaços ao adversário, quanto no setor ofensivo. No entanto, não conseguia converter o volume de jogo em oportunidades claras de gol. O Palmeiras, por sua vez, com uma formação diferente da habitual, demonstrava uma grande falta de criatividade no meio de campo e no ataque.
Até que, aos 30 minutos, a situação mudou. Em um cruzamento de Vanderlan, Chico segurou Flaco López dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Sem chances para Caíque França, Flaco López disparou a bola no alto, no meio do gol, e abriu o placar para o Verdão: 1 a 0.
Cinco minutos depois, o Sport reagiu imediatamente. Lucas Lima cobrou um escanteio bem aberto na direção de Chrystian Barletta, que estava na entrada da área. O atacante bateu de primeira, colocado, e empatou a partida na Ilha do Retiro: 1 a 1.
E quase a virada do Leão aconteceu logo em seguida. Em uma cobrança de falta, Sérgio Oliveira pegou bem na bola e carimbou o travessão de Weverton. Sem maiores sustos, as equipes foram para o intervalo com o empate no placar.
Assim como na primeira etapa, o Sport voltou com tudo, pressionando no campo ofensivo. Com um desempenho abaixo do esperado, o Palmeiras fez algumas alterações. O destaque foi para as entradas de Estêvão e Raphael Veiga, e em seguida Vitor Roque. Com essas mudanças, o Verdão conseguiu equilibrar as ações da partida. E teve uma chance com Veiga, que finalizou para defesa de Caíque França.
E quase a igualdade no placar aconteceu após uma falha individual. Caíque França tentou o chute, mas acabou acertando Flaco López. O centroavante do Palmeiras tentou disputar a bola e caiu dentro da área, reclamando de um pênalti. No entanto, o árbitro de vídeo recomendou a continuidade da partida e não viu infração no lance envolvendo Flaco López.
Se, por um lado, o técnico Abel Ferreira fez suas alterações rapidamente, por outro, Pepa demorou para realizar modificações na equipe rubro-negra. Com sinais de cansaço e desgaste no time, o treinador leonino optou por renovar o setor ofensivo, promovendo a entrada de Lobato, Carlos Eduardo e Arthur, no lugar de Lucas Lima, Barletta e Pablo.
E quando a partida parecia caminhar para a igualdade, Raphael Veiga aproveitou uma sobra, invadiu a área e caiu após disputa com Matheus Alexandre. A arbitragem, então, assinalou um pênalti. Piquerez foi para a cobrança, colocou a bola no canto direito, deslocando Caíque França, e recolocou o Verdão em vantagem no placar: 2 a 1. Jogadores do Leão e torcida ficaram na bronca com o árbitro Bruno Arleu de Araujo por conta da penalidade.