Foto: Divulgação.
No mês em que se celebra o Dia Nacional da Adoção, Pernambuco se consolida como o estado com maior número de adoções no Nordeste. Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), foram realizadas 230 adoções em 2024 no estado, contribuindo para o total de 5.381 adoções registradas no país. Atualmente, Pernambuco possui 879 pretendentes cadastrados e 134 crianças aptas à adoção.
Apesar dos avanços, ainda há desafios. A maioria dos pretendentes busca crianças de até seis anos: 31,7% preferem de 2 a 4 anos e 30,8% de 4 a 6 anos. Em contrapartida, apenas 3,8% aceitam crianças entre 8 e 10 anos, e somente 2,3% consideram adolescentes de 12 a 14 anos. Iniciativas como o programa "Adote um Pequeno Torcedor", do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) com o Sport Club do Recife, e a ferramenta Busca Ativa têm sido fundamentais para estimular adoções de perfis menos procurados, como grupos de irmãos.
Para quem deseja adotar, o primeiro passo é realizar um pré-cadastro no site do SNA, seguido da entrega de documentos e participação em curso de preparação, presencial ou a distância. Após a habilitação e aprovação judicial, o nome do pretendente é inserido no sistema e, caso seja feita a ligação com uma criança, inicia-se a fase de aproximação, convivência e, por fim, a oficialização da adoção com novo registro de nascimento. Mais informações estão disponíveis no site da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.