Passageiros que utilizaram o BRT nas cidades de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife, na manhã deste sábado (18) levaram um susto enquanto esperavam o ônibus. Entre 9h e 10h, nove estações do Corredor Norte-Sul foram assaltadas, entre elas as localizadas na PE-15, na PE-22, em frente ao Quartel do Exército e nos Bultrins.
De acordo com a assessoria de imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte, dois homens que afirmavam estar armados foram de uma estação para outra anunciando os assaltos e levando pertences dos usuários. Algumas vítimas prestaram queixa na Central de Flagrantes da Polícia, com a qual o G1 tentou entrar em contato, mas não obteve retorno às ligações.
O Grande Recife Consórcio de Transporte informou ainda que cada estação de BRT conta com um segurança patrimonial, mas apenas a partir das 17h. Durante o dia, os funcionários que trabalham nas estações são da empresa Conorte, o consórcio que opera o corredor.
Assaltos a ônibus
De janeiro a maio deste ano, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco contabilizou 451 assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife, o que representa um aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2015. Foram, ao todo, 213 ocorrências, ou seja, uma média de 43 casos por mês.
Recife é o líder no ranking de ações criminosas registradas, com 51% do total de notificações oficiais. No topo da lista, também aparecem Jaboatão dos Guararapes, com 67 registros oficiais (16%), Cabo de Santo Agostinho, que teve 49 ocorrências (12%), e Olinda, com 34 crimes (8%). O ranking tem ainda São Lourenço da Mata (4% do total), Camaragibe (3%) e Paulista (2%). Ipojuca, Igarassu e Abreu e Lima tiveram 1% dos casos.
G1