Com a crise econômica e os brasileiros tentando reduzir os gastos, a rede hoteleira dos interiores de Pernambuco poderia sofrer com caixa negativo no São João. Em alguns lugares, até pode ser percebida alguma redução de movimento. Mas isso não está causando desânimo. Os hotéis têm expectativas altas e estão alcançando ótimos números de reservas. Seja para curtir os shows que as cidades oferecem ou para descansar em um lugar mais calmo, as pessoas continuam viajando no período junino.
Caruaru ainda gera números bons para o turismo pernambucano. O WA Hotel Caruaru, por exemplo, já está recebendo solicitações de reserva para o São João desde janeiro, mas o maior volume veio logo após o término da Semana Santa. “Para o final de semana do feriado, já temos 90% de lotação”, conta Andréia Ferreira, chefe de recepção do hotel. Segundo ela, em relação aos anos anteriores o movimento caiu, porque antes Caruaru tinha shows durante 30 dias, número agora reduziu à metade. Mas ainda assim, surpreendeu. “Superou nossas expectativas, por as pessoas estarem com menos dinheiro”, conta Andréia.
A Rede Citi Hotéis de Caruaru, que é composta por quatro unidades no município, também pode comemorar. Eles fizeram um pacote para a festa que vai do dia 23 ao 26. Todas as vagas estão reservadas. De acordo com Alexandre Silva, gerente operacional da Rede Citi, o movimento está bom, mas se queixa da mesma coisa que Andréia. “Quando tinham shows por mais tempo, tínhamos movimento no hotel em todos os dias de junho”, comenta Silva. Apesar disso, as expectativas de lucro são de cerca de 80%.
No município de Gravatá, procurado pelos shows públicos, festas privadas e atividades da fazenda, a situação também está boa. De acordo com Marcela Fortunato, que é do departamento comercial do Portal de Gravatá Hotel Fazenda, desde o início do ano, quando divulgaram o pacote de São João, as pessoas já estavam fazendo reservas. Agora, todos os quartos já estão reservados. “A procura não vem necessariamente pela programação de shows, mas muitas pessoas vêm para descansar e aproveitar as atividades do hotel mesmo”, conta Marcela.
Já o Hotel Serrano, em Gravatá, conta que 85% da disponibilidade do hotel já está ocupada. De acordo com Wellington Silva, gerente de reservas do hotel, esse número é semelhante ao do ano passado. Mas em relação a 2014, apresenta queda. “Nesse período, já tínhamos lista de espera.”
Setor com boas expectativas
Indo em uma direção um pouco mais distante para quem sai do Recife, Arcoverde, mais conhecido como o “Portal do Sertão”, conta com shows na cidade desde o dia 18, se estendendo até o dia 28. Esse período movimenta o município. O Hotel Cruzeiro Arcoverde, por exemplo, está com 70% de quartos reservados. De acordo com Ivan Gomes, gerente do hotel, houve uma resposta muito diferente da do ano passado. E as expectativas são boas. “Acho que ainda vai crescer muito”, conta Gomes.
Em Petrolina, no Sertão do estado, o “São João do Vale”, como é conhecida a festa junina de lá. conta com atrações que chamam mais atenção do público que gosta de forró estilizado. Wesley Safadão, Aviões do Forró e As Coleguinhas, por exemplo, são algumas delas. E quem sai na vantagem são os donos de hotéis. No Quality Hotel Petrolina, as reservas do período de São João já estão fechadas. “Vem um grupo de Alagoas, um de João Pessoa e outro de Belo Horizonte”, conta Érica Oliveira, gerente de vendas. Agora, estão incluindo nomes na lista de espera, para o caso de desistências. Já no Águas Palace Hotel, as reservas estão em cerca de 50%. A expectativa é de que o número cresça.
De uma forma geral, a rede hoteleira sairá do São João com saldo positivo. De acordo com a Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), a expectativa geral de ocupação dos hotéis de Caruaru é de 86%, de Gravatá, 90%, Petrolina, 84% e Arcoverde, 86%. Considerando todo o estado, a expectativa é de ocupação de 75% da rede hoteleira. No passado, foram recebidos 560 mil turistas no período junino, enquanto neste ano, a previsão é de que venham 600 mil.
Diario de Pernambuco