Publicada em 04/01/2016 às 09h49.
Dos 90 bilhões de dólares em danos, 27 bilhões estavam segurados, segundo a Munich Re.
As catástrofes naturais custaram ao mundo 90 bilhões de dólares em 2015, o menor valor desde 2009, anunciou nesta segunda-feira (4) a empresa alemã de resseguros Munich Re em seu relatório anual.
Muitos ciclones tropicais de 2015 aconteceram em áreas pouco habitadas. No Atlântico Norte, o fenômeno El Niño atuou como barreira ante as grandes tempestades, afirma o grupo em um comunicado.
Dos 90 bilhões de dólares em danos, 27 bilhões estavam segurados, segundo a Munich Re.
"Mas o valor dos danos em comparação (com anos anteriores) não deve, sob nenhum conceito, estimular uma redução da vigilância", adverte a empresa.
"Os cientistas partem do princípio de que a fase atual do El Niño pode ser seguida nos próximos anos pelo contrário, ou seja, uma fase de La Niña, que favoreceria por exemplo a formação de furacões", afirma em um comunicado Peter Hoppe, diretor da divisão de Geo Risks Research do grupo.
No ano passado, a catástrofe mais onerosa e mais letal foi o terremoto do Nepal em abril. A tragédia matou 9.000 pessoas e os danos financeiros foram calculados em 4,8 bilhões de dólares.
No total, 23.000 pessoas morreram em catástrofes naturais, muito mais que no ano anterior (7.700 mortes), mas muito menos que a média dos últimos 30 anos (54.000).
FONTE: NE10
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.