De acordo com o secretário, a instituição conhece bem o museu. “É uma instituição pernambucana que participou da montagem do equipamento”, defendeu. Norões também informou que a entidade ficará responsável pelo Cais do Sertão até o poder público fechar o contrato com a Organização Social (OS) que vencer o processo de licitação. “Estamos iniciando a seleção dessa nova OS. Esse processo deve durar entre 30 e 40 dias, numa estimativa conservadora”, explicou.
Com dificuldades financeiras, o governo do estado decidiu reduzir os dias e horários de funcionamento do museu em 2015. Em outubro, o espaço passou a ser aberto somente de quinta a domingo. Antes, funcionava a partir da terça-feira. O secretário justificou a medida como necessária para poder manter o espaço diante da crise econômica.“Foi um ano extremamente difícil, e nós tivemos que contingenciar os recursos destinados ao museu. Procuramos fazer da maneira menos traumática possível, mantendo o museu aberto, mas reduzindo os dias da semana em que funcionava. Foi a solução encontrada com a organização que o administrava para que o espaço ficasse disponível nos dias de maior procura”, afirmou.
O horário de funcionamento do museu vai continuar reduzido: de quinta a domingo, das 11h às 17h.
O secretário falou ainda sobre a construção da segunda etapa do Cais do Sertão, que, segundo ele, deve começar ainda este ano. “Estamos conseguindo recursos pelo Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo). O programa e a Secretaria de Turismo estão concluindo o edital, e a gente deve colocar esse edital na rua ainda em janeiro. Com isso, se iniciará a obra, que deve ficar pronta entre 18 meses a dois anos”, estimou.
Cais do Sertão
O museu foi inaugurado em abril de 2014. Com um investimento de R$ 97 milhões, o espaço conta com a ajuda da tecnologia para guiar os visitantes através da obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga e da cultura do Sertão.
O local, instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, possui 2 mil metros quadrados e conta com uma exposição permanente sobre o Rio São Francisco, estúdios de gravação, oficinas de instrumentos musicais e a obra completa de Luiz Gonzaga.