Publicada em 13/01/2016 às 09h38.
Consumidor não sabe quanto da renda está comprometida com dívidas
Em dezembro, este público representava 48,9% dos entrevistados totais.

Pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) mostrou que os inadimplentes torcem por um ano de 2016 com orçamento no azul. O levantamento foi feito entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2015. De acordo com o estudo, a maioria dos consumidores da RMR entrevistados (75,9%), acredita que este ano será melhor para as finanças pessoais.


Outra questão levantada na pesquisa é a de que a maior parte dos inadimplentes não sabe quanto de sua renda está comprometida com dívidas. Em dezembro, este público representava 48,9% dos entrevistados totais. No entanto, houve forte aumento dos que revelaram estar com até 30% da renda familiar comprometida com os pagamentos das dívidas. Em setembro, esse número era de 6,3% passando para 42% em dezembro.

 

CAUSA- Assim como em setembro de 2014, 25,6% dos consumidores inadimplentes alegaram o desemprego como o principal motivo de não honrar suas dívida. Segundo o presidente da CDL Recife, Eduardo Catão, “Mais uma vez, a elevação do desemprego tem impedido que as famílias consigam honrar seus compromissos, afetando diretamente o comércio que deixa de receber os pagamentos de vendas anteriores e deixa de fazer novas vendas.” 


Já o cartão de crédito continua sendo o vilão dos endividados: 30,1% do total (crescimento de 10,2% em um ano). Se somados cartão de loja + cartão de crédito correspondem a 44,6% do tipo de dívida que causou mais negativação. As contas básicas (água, luz e telefone) cresceram 7,9% quando comparadas a setembro e alcançou o índice de 26,8%.


QUITAÇÃO- Para quitar as dívidas em atraso, a maior parte dos inadimplentes (51,3%) ainda tem a pretensão de procurar o credor das dívidas para fazer um acordo, parcelar o valor em débito e assim regularizar a situação. Isso indica, segundo a CDL, a importância das instituições de estarem abertas a negociação com seus devedores. No entanto, aumentou o número daqueles que tomarão outras medidas para quitar as dívidas em atraso, agora essa parcela de inadimplentes corresponde a 33,7% do total em dezembro.

PERFIL DOS INADIMPLENTES- A maioria dos inadimplentes é do sexo masculino, sendo 51,7% dos negativados, mas a diferença entre homens e mulheres é pouco significativa. A faixa etária com maior número de negativados é entre 31 e 40 anos. A população que vai de 21 a 50 anos formam 67% daqueles que não honraram seus débitos em dia, uma vez que esses compõem a maior parte da população economicamente ativa.


Quanto à escolaridade, a maioria dos endividados tem o ensino médio completo ou incompleto (42%), registrando uma queda de 18,8% na comparação anual.


FONTE: NE10

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI