O vulcão Chaparrastique, no leste de El Salvador, teve nesta terça-feira (12) uma súbita erupção de gases e cinzas, sem que se tenha reportado até agora o númer de vítimas ou danos, informou o ministério do Meio Ambiente (MARN).
"Desde as 5h20 locais (9h20 de Brasília), o vulcão Chaparrastique, [no departamento] de San Miguel, emite cinzas, gerando uma coluna de aproximadamente 400 metros até o ocidente, em direção ao município de San Jorge", afirmou um relatório do MARN.
Moradores da zona disseram à AFP que prevalece "um forte cheiro de enxofre" e as autoridades confirmaram a queda de cinzas nas comunidades rurais de La Piedra, Moritas e Placitas, no sopé da colina.
"As mudanças apresentadas mostram que o vulcão permanece ativo, pelo qual o MARN continua seu dispositivo de monitoramento reforçado, mantendo uma comunicação estreita com a Direção Geral de Proteção Civil e observadores locais", destacou o informe oficial.
O gigante acumula 21 erupções nos últimos 300 anos, segundo fontes oficiais.
Em 29 de dezembro de 2013, após 37 anos de repouso, o Chaparrastique, de 2.130 metros de altitude, localizado 140 km a leste de San Salvador, entrou em processo de erupção com a subida de uma coluna de gases e cinzas que a Nasa calculou em 7,6 km de altura sobre a cratera.
Por estar sobre uma zona de vulcões e falhas tectônicas conhecida como "cinturão de fogo do Pacífico", El Salvador - país de escassos 20.742 km2 e 6,4 milhões de habitantes - está exposto a frequentes erupções e terremotos.