A reestreia de Thiago Pitbull no peso-meio-médio do Ultimate foi animadora. O brasileiro, que havia feito seu último combate nos leves, encarou Patrick Côté no card principal do UFC 210, em Buffalo, nos Estados Unidos, na noite de sábado, e apresentou uma ótima performance. Inteligente e com preparo físico em dia, o cearense superou o adversário - que declarou sua aposentadoria no octógono - por decisão unânime dos jurados (triplo 30-27).
Thiago Pitbull acerta uma ótima joelhada em Patrick Côté, que vendeu caro a derrota (Foto: Getty Images)
- É muito bom estar de volta. Foi um tempo longo desde que venci a última vez. Na minha tentativa de descer de divisão, perdi em torno de sete quilos, mas voltar aos meio-médios é muito bom - declarou o representante da American Top Team.
Após problemas com a perda de peso e diversas cirurgias, Thiago Pitbull volta a vencer, o que não acontecia desde janeiro de 2015. Ele havia perdido para Carlos Condit e Jim Miller em seus últimos compromissos.
Aos 37 anos de idade, Côté, que em 2008 disputou o cinturão do peso-médio contra Anderson Silva, anunciou sua aposentadoria ao deixar seu par de luvas no centro do cage. Ele revelou que, independentemente de vitória ou derrota, já estava com a decisão tomada.
Emocionado após deixar as luvas no centro do octógono, Patrick Côté anuncia aposentadoria (Foto: Getty Images)
- Essa é minha última luta, foram 15 anos incríveis. Agradeço a todos e a toda organização - declarou, aplaudido de pé.
A luta
Thiago Pitbull trabalhou com inteligência no primeiro round. Com boa movimentação, o brasileiro trabalhou os chutes baixos para minar a base do canadense. Sem afobação mesmo ao ser atingido pela forte mão direita do oponente, Pitbull o assustou quando conectou uma joelhada que fez o rival arregalar os olhos e recuar. O cearense continuou bem na trocação e nos contra-golpes e, a 50s do fim do round, acertou um cruzado, levando Côté a knockdown. O atleta da American Top Team desceu uma saraivada de socos até o soar do gongo.
Côté voltou do intervalo acelerado, colocando pressão em Thiago Pitbull contra a grade. Agressivo, o brasileiro não esmoreceu e, na curta distância, foram para a trocação franca - o cearense conectou uma boa cotovelada e absorveu bem os socos do oponente. Côté crescia no combate, porém, com uma bomba, Thiago Pitbull fez o adversário dobrar os joelhos. O canadense, no entanto, segurou a onda e retornou de pé ao centro do octógono. O público aplaudiu o empenho dos atletas, protagonistas de um embate eletrizante.
Na etapa final, Patick Côté levou um chute nas partes íntimas, no entanto, não quis saber de tempo de recuperação. Ele foi para a trocação e conectou um bom cruzado em Thiago Pitbull. O brasileiro grudou, cinturou e quedou o canadense. Faltando dois minutos para o término da luta, Côté, com o rosto ensanguentado, se levantou. O canadense fez a finta, acertou um bom gancho no rosto do cearense, que manteve o foco. A poucos segundos do fim, Pitbull encaixou uma joelhada voadora e, em troca, ganhou um sorriso irônico do adversário, que o abraçou quando o cronômetro zerou.
RESULTADOS COMPLETOS
CARD PRINCIPAL
Daniel Cormier venceu Anthony Johnson por finalização aos 3m37s do R2
Gegard Mousasi venceu Chris Weidman por nocaute técnico aos 3m13s do R2
Cynthia Calvillo venceu Pearl Gonzalez por finalização aos 3m45s do R3
Thiago Pitbull venceu Patrick Côté por decisão unânime (triplo 30-27)
Charles do Bronx venceu Will Brooks por finalização aos 2m30s do R1
CARD PRELIMINAR
Myles Jury venceu Mike de la Torre por nocaute técnico aos 3m30s do R1
Kamaru Usman venceu Sean Strickland por decisão unânime (30-27; 30-26; 30-26)
Shane Burgos venceu Charles Rosa por nocaute técnico a 1m59s do R3
Patrick Cummins venceu Jan Blachowicz por decisão majoritária (29-28; 29-28; 28-28)
Gregor Gillespie venceu Andrew Holbrook por nocaute técnico aos 21s do R1
Desmond Green venceu Josh Emmett por decisão dividida (28-29; 29-28; 30-27)
Katlyn Chookagian venceu Irene Aldana por decisão dividida (29-28; 28-29; 29-28)
Magomed Bibulatov venceu Jenel Lausa por decisão unânime (triplo 29-26)
Combate