Cerca de 1900 mil funcionários da Caxangá paralisaram as atividades em frente à garagem da empresa, localizada em Peixinhos, Olinda, desde o início da manhã desta segunda-feira(10). O motivo do protesto é a retirada de cobradores de algumas linhas que circulam na Região Metropolitana. Eles alegam que os cobradores estão sendo demitidos e alguns sendo obrigados a vender o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Ao todo, 54 linhas que a empresa opera deixaram de circular nesta segunda, afetando mais de 240 mil passageiros.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, mais de 70 cobradores foram demitidos desde o mês passado e 1900 cobradores estão sendo obrigados a vender cartões VEM em ônibus e terminais. Segundo o assessor de comunicação do sindicato, Genildo Pereira, os cobradores que não estão aceitando vender os cartões estão sendo demitidos.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) alega que os cobradores foram demitidos por questões disciplinares.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, não há previsão de término para a paralisação. Os funcionários estão esperando uma reunião com o Ministério Público (MP), marcada para 15h.