Publicada em 11/04/2017 às 15h02.
Senador quer que dinheiro da corrupção vá para educação no Brasil
Segundo o senador, os esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro consomem fontes importantes de recursos que deveriam fomentar o crescimento do país.

© Reprodução


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado tem em mãos um projeto que quer direcionar os recursos recuperados em ações de combate à corrupção para alimentar prioritariamente a educação no país.


A proposta (PLS 291/2014) é do senador Cristovam Buarque (PPS-DF) e prevê que o dinheiro recuperado vá para o Fundo Social (criado há sete anos para receber recursos provenientes da exploração do pré-sal).


A lei determina que metade dos recursos do Fundo Social seja direcionada para educação e saúde e, destes 50%, 75% devem ir prioritariamente para a educação. Na visão do senador, os esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro consomem fontes importantes de recursos que deveriam fomentar o crescimento do país.


Para justificar a proposta, Cristovam Buarque cita ainda um estudo realizado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), no qual o custo da corrupção é estimado em 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Investir recursos devolvidos aos cofres públicos ajudariam na educação e, consequentemente, o combate à ela.


O relator do projeto é o senador Pedro Chaves (PSC-MS), que é favorável ao projeto. A CAE analisa o tema nesta terça-feira e, se aprovada, ele poderá ser votado no plenário do Senado, seguindo depois para a Câmara dos Deputados. Com informações do Sputnik Brasil.

 

Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI