Proprietários de veículos com placas terminadas pelos números 1 e 2 têm até o fim de maio para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) 2016. Para que haja a emissão do CRLV 2017, o condutor precisa ter quitado todas as taxas, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de Bombeiros e licenciamento, possíveis multas e seguro obrigatório (DPVAT).
É possível que os cidadãos peguem o documento de duas maneiras, sendo uma delas através dos Correios, pagando a taxa de postagem no valor de R$ 16,87 e a outra por meio do agendamento de atendimento, para quem optou por não pagar a taxa. Neste caso, o proprietário deve entrar no site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e agendar o atendimento para a emissão do CRLV 2017. Vale lembrar que não dará para pegar o documento sem agendar um horário.
Quem escolheu pagar a taxa de postagem pode rastrear o envio do CRLV 2017, também no site do Detran. Para isto, é preciso clicar em "Consultar Placa" e digitar a placa do veículo. Em seguida, basta clicar em "Detalhamento de débito" e escolher a opção de rastreamento.
Para os donos de veículos com outras terminações, o prazo de vencimento dos documentos de 2016 são outros. Para as placas finalizadas com 3, 4 e 5, é possível rodar com o documento do ano passado até junho; nos finais 6, 7 e 8, até julho e 9 e 0 até agosto. Quem circular com CRLV vencido está sujeito a ter o veículo retido e removido para o depósito do Detran até a apresentação do documento de 2017 e pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além da aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os proprietários de veículos registrados em outros municípios que não sejam Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina e Vitória de Santo Antão devem solicitar o CRLV mediante agendamento nas CIRETRANs Especiais e demais postos de atendimento. O procedimento pode ser feito a partir de cinco dias, contados depois da quitação dos débitos que compõem o licenciamento.
JC Online