Publicada em 22/01/2016 às 09h36.
Carnaval 2016 terá 27.702 policiais militares para segurança nas ruas
De acordo com a SDS, efetivo teve aumento de 1.931 homens, em relação com 2015

Segurança reforçada no Carnaval. Foi o que garantiu a Secretaria de Defesa Social (SDS) ao anunciar o esquema de policiamento para a Festa de Momo. A pasta estadual assegurou um acréscimo de 5,7% no efetivo em comparação ao ano passado. No total, 27.702 policiais militares trabalharão no período momesco. Serão 1.931 homens a mais nas ruas da Capital, de Olinda, na Região Metropolitana e no Interior. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que funcionará no bairro de São José, acompanhará toda folia em tempo real, por meio das mais de 980 câmeras de vídeo monitoramento instaladas no Estado.


Os detalhes da Operação Carnaval, que vai de 5 a 10 de fevereiro, foram apresentados em coletiva à Imprensa, na sede Operacional da SDS, em Santo Amaro, na área Central do Recife. 
Para ofertar a tranquilidade aos foliões nos polos da folia, a SDS adota a metodologia de lançamento do efetivo nos eventos, ou seja, quando o policial pode ser escalado mais de uma vez durante os cinco dias de festa, contando com a quarta-feira de cinzas. Desta forma, 35.466 lançamentos serão feitos na ação, com a atuação de policiais militares e civis, bombeiros e agentes da Polícia Científica. 


"Só temos como anunciar os lançamentos, pois o quantitativo de homens de cada corporação que irá atuar no Carnaval não será divulgado. Ainda estamos no processo de definição da escala", destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. O gestor apontou o CICCR como principal setor de monitoramento da festividade. "Todos os anos aprendemos: o planejamento por sua natureza é dinâmico com informações técnicas e experiências de anos anteriores. Então, trazemos o Centro Integrado que terá o objetivo de garantir que qualquer informação que chegue seja repassada em conjunto para todas as corporações de forma rápida", avaliou.

Ainda segundo o gestor, a Operação Carnaval também tem o objetivo de manter as ações do Programa Pacto Pela Vida, que têm como meta reduzir as taxas de homicídios em 12%. "Trabalhamos sempre pensando que não ocorram homicídios. Vamos buscar para ter a maior redução possível", destacou o secretário. No ano passado, durante o Carnaval o Estado registrou 83 homicídios, sendo 18 deles apenas na Capital pernambucana. Um aumento de 28,4% em comparação a 2014.


Galo
Só para o Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira, serão injetados 5.588 homens, sendo divididos em 4.025 PMs, 1.071 bombeiros, 365 civis e 117 da científica. Além disso, para o maior bloco de rua do planeta, será implantado dois postos de Comando Integrado com nove órgãos operacionais distribuídos no Fórum Thomaz de Aquino, no bairro de Santo Antônio e na Estação Central do Metrô, em São José.


FONTE: FOLHAPE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI