Publicada em 23/10/2019 às 13h55.
Município de Escada vai receber obras de saneamento
Obras, realizada pela Compesa, serão para instalação de sistema de esgotamento sanitário.

Imagem: Divulgação / Compesa


A cidade de Escada vai receber obras para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com um investimento de R$ 34 milhões, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está dando andamento às obras de implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário do município da Zona da Mata Sul. A expectativa é de que pelo menos 50 empregos sejam gerados na ETE, de acordo com a Compesa.


O serviço realizado às margens da BR-101 irá beneficiar 36,5 mil pessoas nos bairros de Nova Descoberta, Centro, Vila Operária, Viradouro, Vale Verde, Sudene e Riacho do Navio, áreas que correspondem a cerca de 40% do município. Escada é uma das 11 cidades que fazem parte do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca), e as obras estão sendo executadas com recursos do Governo do Estado por meio de um financiamento juntamente ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


A primeira etapa da implantação do sistema, está prevista para ficar pronta em dezembro de 2020, e durante o processo será realizado o assentamento de aproximadamente 50 quilômetros de tubulações, construção de cinco estações elevatórias de esgoto (bombeamento) e a instalação de mais de 7 mil ligações domiciliares.


A fase do Sistema também vai permitir concluir e adequar a Estação de Tratamento a ter uma capacidade de tratar 120 litros de esgoto por segundo. Além dos serviços do tratamento de esgoto, também está sendo realizado o cadastro técnico da rede coletora da cidade, e a cidade também está em fase de elaboração para implantação da segunda etapa do sistema.


De acordo com o Gerente de Obras da Compesa, Rodrigo Costa, a capacidade de tratamento do equipamento é um número positivo na região. “120 litros é um número representativo, só uma estação nova consegue suportar toda essa vazão, essa rede nova será de 50 quilômetros de extensão que já iniciou a execução das obras. Serão gerados muitos empregos na cidade, a premissa é contratar pessoas de Escada para trabalhar. Uma obra desse porte gera pelo menos 50 empregos diretos”, destaca o gerente da Companhia.


Ele ainda aponta ainda que essa obra é importante para o município por não ter ainda cobertura de esgotamento. “Essa é uma obra emblemática e muito positiva para a cidade e para a Zona da Mata Sul, cria um marco do esgotamento sanitário no município. Estamos trabalhando com as comunidades e fazendo reuniões para comunicar e informar a população por não estarem acostumados com esse tipo de serviço”, finalizou.


FONTE: FOLHA PE 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI