Publicada em 22/01/2020 às 09h00.
Material escolar: saiba como pagar mais barato
Algumas medidas podem ser tomadas para economizar já no início do ano.

Imagem: reprodução do Google


O material escolar é um peso grande no bolso de quem tem filhos. Porém, desde o recebimento da lista até o momento do pagamento, algumas medidas podem ser tomadas para economizar já no início do ano.


O ideal mesmo é se planejar para este gasto: como todos os anos é preciso comprar itens escolares novos, os pais e responsáveis devem reservar este valor ao longo do ano anterior.


Guardar o custo com a lista do ano que passou também é interessante para se ter uma ideia do que será gasto. Porém, para as pessoas que não fizeram a economia ao longo do ano, é possível comprar de forma consciente e gastar menos dinheiro.


Veja algumas dicas:


- Verifique o material que já tem em casa: grande parte dos itens escolares pode estar em bom estado e ser reutilizado pela criança no ano seguinte. Materiais como régua, tesoura, apontador de lápis, entre outros podem ser usados por mais um ano, além da bolsa. É o caso da dona de casa Roberta Rubia, que tem duas filhas: "Se você for comprar tudo todo ano, não dá. Aproveitei lápis de cera da maior para a menor. Estando bom, dá para usar".


- Customização: muitas crianças não gostam de utilizar os mesmos cadernos para o ano seguinte. Os pais e responsáveis podem incentivar os pequenos a customizar os materiais com itens que sobraram do outro ano, por exemplo.


- Não deixe para última hora: quem não conseguiu comprar em dezembro deve usar os primeiros dias do ano para adquirir o material. Assim, é possível olhar os preços com calma e evitar o grande movimento das livrarias e papelarias.


- Analise a lista de materiais exigidos pela instituição: as quantidades e especificações para saber se serão de uso da criança ou da escola.


- Faça pesquisas: o ideal é procurar em pelo menos três lojas antes de ir para o caixa. É possível apresentar os valores dos outros estabelecimentos para tentar fazer negociações.


- Converse com outros pais: grupos de WhatsApp podem ser bastante úteis para trocar informações com pais de outros alunos. Também é possível tentar comprar um volume maior de materiais em conjunto para conseguir descontos.


- Os pais e responsáveis também podem pesquisar os valores dos itens da lista na internet:  dependendo do preço da entrega pode ser mais vantajoso.


- Forma de pagamento: O pagamento no cartão de crédito pode não ser vantajoso por causa dos juros. Por isto é melhor fazer um planejamento financeiro antecipado.


FONTE: JC ONLINE 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI