Publicada em 13/03/2020 às 08h45.
Chega a 44 número de notificações de coronavírus em PE
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, há dois casos confirmados, 30 descartados e 12 sob investigação.

Imagem: Divulgação 


Subiu para 44 o número de casos notificados para o Sars-cov-2, o novo coronavírus, em Pernambuco. Do total, dois foram confirmados na quinta-feira (12), 30 foram descartados e outros 12 seguem sob investigação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.


O novo balanço foi divulgado pelo governo pernambucano, na noite desta quinta. O número de suspeitas não inclui o idoso de 78 anos que passou mal a bordo de um navio, que foi isolado por suspeita da doença Covid-19, no Porto do Recife.


Na quarta (11), a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia mundial de Covid-19. De acordo com a SES, não foi registrado nenhum caso de transmissão local do novo coronavírus.


Os pacientes que tiveram casos confirmados são uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos, que estão internados em uma unidade particular de saúde do Recife. Eles estiveram juntos na Itália e apresentaram febre, tosse e dor de cabeça.


Os casos notificados são de pessoas com histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Holanda, Portugal, Emirados Árabes, Israel, China e Estados Unidos, países que têm transmissão local do vírus.


Do total de casos notificados, 22 são mulheres e outros 22, homens. Em uma das ocorrências investigadas o paciente está em isolamento hospitalar. Nos outros 11 registros que seguem em acompanhamento, as pessoas foram removidas para recolhimento domiciliar, sob cuidados das equipes de atenção básica.


São sete pacientes moradores do Recife e dois de Caruaru, no Agreste. Há, ainda, dois estrangeiros, residentes na Alemanha e China, que estão sendo acompanhados pelos municípios do Recife e do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana. Todos os pacientes suspeitos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica.


Dos 30 casos descartados, quatro não tiveram resultado positivo para nenhum vírus respiratório, seis foram positivos para Influenza-B, seis para Influenza-A (H1N1), dois para Influenza-A e dois para rinovírus.


Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 e outro para o alpha coronavírus 229E, que são dois tipos de coronavírus já conhecidos anteriormente, diferentes do vírus causador da Covid-19.


Os oito casos restantes foram descartados para o novo coronavírus, mas a SES ainda aguarda o resultado do exame feito no Instituto Evandro Chagas, no Pará.


Secretários


Também na quinta, secretários de saúde dos Estados do Nordeste se reuniram virtualmente para avaliar os impactos e riscos da pandemia de coronavírus. De acordo com informações do governo de Pernambuco, eles acreditam que o Ministério da Saúde deve ser mais efetivo na garantia e liberação imediata de recursos para o Estados.


Segundo o secretário de Pernambuco, André Longo, os recursos precisam chegar "com urgência" para que "se possa agir antes que onda de contágio se torne gigantesca".


O gestor afirmou que é preciso garantir a compra ou a chegada de equipamentos de proteção individual, insumos para exames laboratoriais e recursos para contratação de leitos de UTI.


Os secretários recomendam cuidado e atenção na realização de eventos públicos de massa, NO entanto, ainda de acordo com o governo de Pernambuco, não indicam proibição "indiscriminada" deles.


Os secretários de saúde decidiram fazer nova reunião ontem, em São Luís (MA). Até lá, haverá, de acordo com o governo pernambucano, um comitê de "acompanhamento permanente" da situação.


Navio isolado


Segundo a Secretaria de Saúde, o navio, que tem bandeira bahamenha, atracou no Recife na manhã da quinta, depois de sair de Salvador (BA). A bordo, estavam 318 passageiros e 291 tripulantes. Todos, segundo o governo estadual, permanecerão em suas cabines.


Ele foi inicialmente diagnosticado com sinais de infarto, mas, ao ser atendido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), foram verificados sintomas semelhantes à Covid-19, doença causada pelo novo vírus. O paciente, que seguiu para o Hospital Português, na área acentral do Recife, apresentava febre, tosse e dificuldade para respirar.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi acionada para suspender, de imediato, o desembarque dos passageiros e solicitar às agências de turismo o retorno para o navio de todos aqueles que já tinham saído. Uma equipe da SES também foi deslocada para auxiliar na investigação.


Eventos


Eventos foram cancelados ou adiados no Grande Recife por causa do risco de disseminação do Sars-cov-2, o novo coronavírus.


Entre eles estão um espetáculo cultural, que marcaria o aniversário da capital, a estreia da Seleção Brasileira nas Eliminatória da Copa do Mundo de 2022, além de um encontro nacional de prefeitos e de um seminário da Justiça.


FONTE: G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI