Publicada em 14/07/2020 às 09h14.
Polícia anuncia que vai usar escolas para agilizar entrega de RG no Recife
Corporação disse, nesta segunda (13), que Escola Sizenando Silveira e Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, vão abrir para reforçar atendimento.


Busca por segunda via de identidade provocou aglomeração de pessoas na frente o IITB, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo


Diante da dificuldade para as pessoas tirarem carteira de identidade no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), no Centro do Recife, a Polícia Civil anunciou, nesta segunda (13), que vai reforçar o serviço, a partir de terça (14). Para isso, serão usadas duas unidades da rede estadual de ensino: Ginásio Pernambucano, da Avenida Cruz Cabugá, e Sizenando Silveira, em Santo Amaro (veja vídeo acima).


Ainda de acordo com a polícia, essa medida vai durar enquanto as unidades do Expresso Cidadão forem mantidas fechadas, por causa da pandemia do novo coronavírus. Serão atendidas apenas as pessoas que fizerem o agendamento prévio, pela internet.


A corporação explicou que o novo sistema vai funcionar da seguinte maneira: o Ginásio Pernambucano será ponto de coleta de dados. A pessoa devera ir até a instituição de ensino para repassar as informações necessárias, em vez de ir para a fila do IITB, na Rua da Aurora.


A Escola Sizenando Silveira abrirá para a entrega dos documentos que serão solicitados a partir de agora. Eles ficarão prontos em oito dias, segundo a polícia. Lá, também será possível pegar 10 mil cédulas de identidade que já estão prontas.


Por meio de nota, a polícia informou que, com a medida, será possível atender até 400 pessoas por dia. Atualmente, o instituto consegue receber 50 clientes diariamente.


O serviço no Ginásio Pernambucano, localizado na Av. Cruz Cabugá, 269, bairro de Santo Amaro, será disponibilizado das 8h às 17h.


De acordo com o IITB, a ideia é repetir uma ideia adotada no início da pandemia, quando escolas foram usadas para reforçar o atendimento.


Foram beneficiadas, em maio, pessoas que precisavam de identidade para sacar o auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo federal.


Para ser atendida dentro de uma da escola, é necessário que a pessoa leve a certidão de nascimento ou certidão de casamento (documento original) e a taxa (DAE) de R$ 23,35 paga. O boleto para pagamento é emitido no site.


Fila


Na quinta-feira (9), uma fila se formou em frente ao IITB, no Centro do Recife. Pessoas se aglomeraram, na Rua da Aurora, na tentativa de tirar a segunda via da carteira de identidade. Muita gente estava encontrando dificuldade por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (veja vídeo acima).


A estudante de odontologia Lylsayne Santos, moradora de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 63 quilômetros do Recife, tenta tirar a identidade desde 18 de junho. Ela precisa do documento para solicitar o auxílio emergencial pago pelo governo federal na pandemia.



FONTE: G1.GLOBO.COM/PE


Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI